A seleção feminina de futebol defronta quarta-feira a Noruega, no oitavo jogo da fase de qualificação ao Mundial2015, no Canadá, e a "confiança de poder surpreender" está presente no seio de todo o grupo.
Vinda de uma vitória frente à Albânia (3-0), no último jogo, a equipa portuguesa está a preparar-se para defrontar a vice-campeã europeia e a formação, que nesta fase, soma apenas vitórias. Mesmo assim, o selecionador nacional está confiante num bom resultado.
"A preparação tem decorrido dentro da normalidade. No entanto, tivemos uma viagem longa e cansativa à Albânia. Estamos agora mais no processo de recuperação do que de aquisição de alguns comportamentos. Vamos defrontar as vice-campeãs europeias, que estão no top mundial, e que nos vão criar alguns problemas. Mas nós estamos a tentar arranjar a estratégia ideal para poder superar as dificuldades que iremos encontrar. Mas é neste ambiente de adversidade que a nossa equipa quer evoluir enquanto conjunto", explicou Francisco Neto no final do treino.
Para o técnico, os objetivos passam essencialmente por "ir pensando jogo a jogo", mas relembra que "a seleção portuguesa está a apenas um ponto de
fazer história ao alcançar o maior número de pontos até agora num apuramento para o Mundial".
"Queremos atingir esse marco o mais depressa possível. Estamos numa instituição demasiado grande, que tem um nome muito forte, e nós jogamos sempre na procura da vitória, para defender as cores de Portugal, sabendo sempre que vamos defrontar equipas muito complicadas e com as quais tudo pode acontecer", referiu.
Francisco Neto dá garantias de que a equipa vai "empenhar-se por dignificar Portugal" e acredita que a campanha feita até agora nesta fase da prova "está a ser feita dentro dos possíveis".
"Esta nova equipa técnica nacional está desde março, trouxemos algumas ideias, estamos a tentar implementá-las, é um longo caminho. O percurso anterior foi feito e bem feito. Estamos a tentar mudar aquilo que nós achamos mais ajustado para o nosso perfil de jogo. A campanha é a da luta pelos três pontos, a luta por uma instituição, por um país. E nisso todos podem estar confiantes porque vamo-nos empenhar por cumprir esse objetivo", garantiu ainda.
A jogadora portuguesa Carolina Mendes partilha desse otimismo e esclareceu que "com muito empenho e união" pode ser possível alcançar um bom resultado.
"O jogo de com a Noruega vai ser extremamente difícil. A Noruega está no ‘top-10’ das equipas do mundo e sabemos que não vamos ter facilidades. Sabemos
que vamos ter que lutar muito se quisermos ter um bom resultado. Vamos ter que estar mais unidas que nunca para poder travar esta Noruega. Os nossos pontos fortes passam por jogar a bola no chão, é o que fazemos melhor e com isso vamos tentar surpreender. Essa surpresa já aconteceu na casa delas onde não estavam à espera do resultado 2-0", explicou a atleta portuguesa de 26 anos.
Carolina Mendes defende que a seleção portuguesa tem feito um "percurso bastante positivo" mas lembra que "ainda há um longo percurso pela frente".
"Está a ser um percurso bastante positivo, apesar de ter mudado o selecionador e algumas outras coisas. Mas penso que estamos no bom caminho para o sucesso. Claro que isto não é de um dia para o outro, tem que ser com muito trabalho", finalizou.
Portugal recebe quarta-feira a Noruega, às 18h30 horas, no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, em jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo de futebol feminino, que se realiza em 2015 no Canadá.
Comentários