A goleada sofrida por Portugal diante da Holanda, esta segunda-feira, levantou muitas dúvidas em algumas opções de Fernando Santos nos campeões da Europa. Alguns dos jogadores chamados para o duplo compromisso com o Egito e a Holanda ficaram aquém do esperado, pelo que muito dificilmente irão integrar a lista final dos 23 convocados para o Mundial.

Apesar de Fernando Santos ter garantido que 70 por cento dos convocados para o duplo compromisso com egípcios e holandeses iriam estar na lista final, alguns jogadores poderão ser obrigados a trabalhos extra para entrar na lista do Engenheiro.

Guarda-redes: Rui Patrício, Beto e Anthony Lopes

A baliza deverá ser o sector mais fácil para Fernando Santos. A não ser que haja uma lesão grave, Rui Patrício será o dono do lugar, com Beto e Anthony Lopes a aparecerem como segundas escolhas. José Sá perdeu a titularidade no FC Porto e, com isso, a hipótese de figurar nos 23. Bruno Varela é titular no Benfica, mas não deverá ser chamado, já que Fernando Santos não é propriamente fã de grandes mudanças. A confiança continuará em Patrício, Beto e Anthony Lopes.

Laterais direitos: Cédric Soares e Nélson Semedo

A lateral direita será a posição que mais 'dores de cabeça' irá dar a Fernando Santos. As opções são muitas, mas nem toda a gente irá ter 'bilhete' para o Mundial.

Para já, Nélson Semedo e Cédric Soares parecem estar na 'pole position' para ocupar as duas vagas. Os dois laterais, de Barcelona e Southampton, respetivamente, têm sido os mais utilizados por Fernando Santos, com vantagem para o ex-Sporting, que fez parte das escolhas para o Euro2016. João Cancelo e Ricardo Pereira 'correm por fora', com vantagem para o jogador do FC Porto, que tanto pode jogar no lado esquerdo da defesa como a médio direito. André Almeida é outra opção, ele que está a fazer uma grande época no Benfica.

Laterais esquerdos: Raphael Guerreiro e Fábio Coentrão

Raphael Guerreiro deverá ser o titular da lateral esquerda de Portugal no Mundial2018. O jogador do Borussia Dortmund parece não ter concorrência a altura, numa posição sempre difícil de preencher para Portugal. A outra vaga deverá ser disputada entre Fábio Coentrão do Sporting e Mário Rui do Nápoles. O lateral leonino tem a se favor o historial na seleção, mas a sua condição física deverá pesar também na escolha já que é um jogador propenso a lesões.

O facto de Mário Rui só se ter estreado frente a Holanda e de ter sido chamado para a vaga de Coentrão, lesionado, faz crer que não será uma escolha para Fernando Santos. De fora ficará Eliseu, jogador que nem tem sido opção no Benfica.

Centrais: Pepe, José Fonte, Rúben Dias e Bruno Alves

É neste sector que existem as maiores dúvidas. Faltam soluções credíveis, dignas de um campeão da Europa, pelo que Fernando Santos terá de recorrer aos veteranos. Pepe deverá ser uma das escolhas, tal como José Fonte. Rúben Dias estreou-se nos convocados para o duplo compromisso com a Holanda e o Egito, mas acabou por ficar de fora, por lesão. Mas é quase certo que o jovem central do Benfica irá estar nos 23 para o Mundial2018, sobrando assim uma vaga. A escolha deverá recair entre Bruno Alves, Rolando e Neto, três jogadores que estiveram nas últimas convocatórias. Bruno Alves e Rolando tem a seu favor a experiência.

Médios: Danilo, William Carvalho, Bruno Fernandes, André Gomes, João Mário, Manuel Fernandes e João Moutinho

É nessa zona onde há mais qualidade. E aqui o trabalho deverá ser mais complicado para Fernando Santos. Apesar de terem falhado os dois últimos jogos, Danilo e William Carvalho deverão estar nos 23, eles que fazem a posição mais recuada no meio-campo. Sobram cinco ou seis vagas, dependendo se o técnico quer levar mais um médio ou mais um avançado. João Mário e André Gomes deverão ser chamados, tal como Bruno Fernandes. Adrien Silva, João Moutinho e Manuel Fernandes deverão lutar pelas outras vagas, tal como Rúben Neves. Pizzi e Sérgio Oliveira também sonham com uma chamada, mas muito dificilmente farão parte dos 23. Renato Sanches, a novidade no Euro2016, não deverá fazer parte dos 23, ele que está a ter uma época muito difícil no Swansea.

Avançados: Cristiano Ronaldo, André Silva, Bernardo Silva, Gelson Martins e Quaresma

Se Fernando Santos levar sete médios, deverá haver vaga para mais um avançado, elevando para cinco o número de convocados de Fernando Santos para a frente de ataque. A única certeza é que Cristiano Ronaldo será chamado. André Silva também deverá fazer parte da lista, tal como Quaresma, Gelson Martins e Bernardo Silva. Gonçalo Guedes corre por fora', apesar de ter sido chamado para os últimos compromissos.
Éder, o 'herói' de Paris', não deverá fazer parte da lista, uma vez não tem sido chamado por Fernando Santos. Gonçalo Paciência é outro que poderá ser chamado, mas a possibilidade de tal acontecer é remota.

Os possíveis 23 de Portugal para o Mundial2018

Guarda-redes: Rui Patrício, Beto e Anthony Lopes

Laterais: Raphael Guerreiro, Fábio Coentrão, Cédric Soares e Nélson Semedo

Centrais: Pepe, José Fonte, Rúben Dias, Bruno Alves

Médios: Danilo, William Carvalho, Bruno Fernandes, André Gomes, João Mário, Manuel Fernandes, João Moutinho

Avançados: Cristiano Ronaldo, André Silva, Bernardo Silva, Gelson Martins, Quaresma.