Portugal defronta no dia 2 de Setembro o Chipre, em jogo do grupo H da fase de apuramento para o EURO 2012, e o selecionador nacional, Paulo Bento, acredita que Portugal vai saber manter o rigor e profissionalismo que tem caracterizado as últimas exibições.

Sublinhou que os critérios para a escolha dos convocados foram o mesmos de sempre, ou seja,  escolher os atletas que dão mais garantia de alcançar uma vitória. Paulo Bento desvalorizou ainda as vozes críticas, nomeadamente do avançado João Tomás, que disse que faltava coragem ao selecionador:

«Vejo as críticas com respeito. O respeito que desejo que tenham para com as minhas opções é o mesmo que tenho pelas opiniões dos jogadores que não fazem parte das escolhas. As opções sou eu que tenho de as tomar e em cada jogo da seleção escolheremos aqueles que acharmos que estão em melhores condições.»

Quanto ao adversário da próxima sexta-feira, o Chipre, o selecionador revelou cautelas e lembrou o empate averbado em Guimarães, na primeira jornada desta fase de apuramento.

«Acredito que levaremos de vencida este adversário, que já nos criou muitas complicações no jogo em Guimarães, e naturalmente não queremos desperdiçar mais pontos. Mas devemos ter muito respeito por este adversário, pois vamos certamente encontrar muitas dificuldades», disse o selecionador, que espera que os jogadores mantenham a atitude até aqui mostrada:

«Não nos passa pela cabeça que a abordagem ao jogo em que vamos pela primeira vez jogar como primeiros seja diferente daquela que tivemos quando estávamos em quarto lugar. Se fomos corajosos para recuperar o terreno que tínhamos de recuperar, agora temos de manter a humildade que nos caracterizou até aqui.»

Paulo Bento assumiu que qualquer resultado que não seja a vitória colocas muitas dificuldades em ser primeiro do grupo e mostrou confiança de que Portugal amealhará mais três pontos.

«A nossa ambição é permanecermos em primeiro porque sabemos o trabalho que nos deu aqui chegar», terminou.

O jogo do próximo dia 2 de Setembro constitui-se como mais uma final para Portugal rumo ao EURO 2012. Portugal empatou a quatro golos com o Chipre no jogo em Portugal, depois de um começo difícil do apuramento, mas neste momento lidera o Grupo H, com 10 pontos.

Os jogadores da seleção nacional concentram-se na próxima segunda feira em Óbidos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.