Desde que tomou controlo da equipas das "quinas", Queiroz foi muito irregular no que toca à consistência de resultados nesta qualificação para o Mundial de 2010, na África do Sul.

A fase de qualificação começou bem para Portugal ao vencer a selecção da Malta por 0-4, quase há um ano. Depois, Portugal recebeu a Dinamarca, ainda em Setembro de 2008, e foi, possivelmente, o jogo mais inesperado desta fase. A Selecção Nacional jogou bem e chegou a estar a ganhar por 2-0, mas a sorte ditou que os três pontos não ficassem em casa porque a selecção nórdica marcou mais três golos.

Seguiram-se os dois jogos com a Suécia e outro com a Albânia. Nenhuma dos países conseguiu marcar golos e o apuramento para o Mundial ficava mais "apertado" para Queiroz.

Portugal deslocou-se a Tirana, na Albânia, a 6 de Junho deste ano, e o golo de Bruno Alves, em tempo de descontos, fez com que ainda houvesse fôlego para Portugal sonhar com a presença no Mundial do próximo ano.

A Dinamarca lidera o Grupo 1 da zona europeia com 16 pontos, segue-se a Hungria (adversário de Portugal para quarta-feira) com 13 pontos e depois a Selecção Nacional com 9 pontos.

No jogo de hoje, Portugal não pode falhar e terá mesmo de marcar golos para continar a lutar por um lugar se quser pisar os estádios da África do Sul em 2010.