A selecção portuguesa de futebol venceu os oitos jogos já disputados com a congénere do Chipre, com um total de 23 golos e dois sofridos, ambos em encontros disputados fora de Portugal.

Colocado na 63.ª posição do ranking mundial FIFA (35.ª na Europa), o Chipre jogou quatro vezes em Portugal e nesses encontros, além de nunca ter conseguido marcar qualquer golo, saiu goleado em três ocasiões.

O primeiro embate entre os dois países aconteceu a 29 de Março de 1972, na qualificação para o Mundial de 1974, que se disputou na RFA.

No Estádio da Luz, José Augusto era o seleccionador e Portugal goleou por 4-0, com tentos de Humberto Coelho, Nené, Artur Jorge e Jordão.

No mesmo ano, a 10 de Maio, Portugal deslocou-se a Nicósia e venceu por 1-0, com um golo de Chico Faria.

Apesar dos dois resultados favoráveis, Portugal falhou a qualificação para o Mundial de 1974.

A 8 de Junho de 1975, no apuramento para o Europeu de 76, na Jugoslávia, Limassol recebeu o jogo entre as duas selecções, com nova vitória lusa, desta vez selada com os golos de Nené e Moinhos. Era seleccionador, José Maria Pedroto.

No jogo de volta, a 3 de Dezembro de 1975, Portugal venceu no Bonfim, em Setúbal, por 1-0, com um golo de João Alves.

Portugal voltou a jogar com o Chipre na corrida para o Mundial de 1978, na Argentina: a 5 de Dezembro de 76, de novo em Limassol, a selecção então orientada por Juca venceu por 2-1 (Chalana e Nené) e, em Faro, a 16 de Novembro de 77, goleou por 4-0, com golos de Séninho, Chalana, Vital e Manuel Fernandes.

Sob o comando de António Oliveira, no apuramento para o Mundial de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, Portugal “deu” 6-0 em Alvalade (com “bis” de Pauleta, Pedro Barbosa e João Vieira Pinto) e 'penou', mas ganhou por 3-1 em Larnaca, com golos de Nuno Gomes, Pauleta e Sérgio Conceição.

O jogo entre Portugal e Chipre disputa-se a partir das 20h45 de sexta-feira, em Guimarães, com arbitragem do inglês Mark Clattenburg.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.