A seleção portuguesa de futebol de sub-21 caiu hoje para o segundo lugar do Grupo 8 de apuramento para o Europeu de sub-21 de 2019 e, mesmo vencendo terça-feira a Bósnia-Herzegovina, na Madeira, pode falhar a fase final.

Cumpridas nove rondas, Portugal soma 19 pontos, contra 21 da Roménia, que hoje bateu em casa o País de Gales por 2-0 e só precisa de empatar na receção ao Liechtenstein, que perdeu os nove jogos, para assegurar o apuramento direto para a Itália e São Marino.

Desta forma, à formação das ‘quinas’ resta-lhe lutar pelo segundo lugar, sendo que lhe basta o empate na receção à Bósnia-Herzegovina, que conta 18 pontos, para o assegurar.

Mas, para as contas dos quatro melhores segundos, dos nove grupos, que seguem para os ‘play-offs’, Portugal só soma 13 pontos (são retirados os resultados com o sexto, no caso as duas goleadas ao Liechtenstein), e precisa de vencer, para chegar aos 16.

Esse registo pode, ainda assim, ser insuficiente para ser um dos quatro melhores, mas tem boas probabilidades de chegar, pois garante, desde logo, vantagem sobre os segundos dos agrupamentos 2 (máximo de 15 pontos), 4 (14), 5 (11) e 9 (14).

Os comandados de Rui Jorge só precisam de superar mais um segundo colocado, sendo que bastará, por exemplo que, no Grupo 7, a Áustria e a Rússia, que lutam por essa posição, empatem entre si, em St. Polten.

No Grupo 6, ainda sem vencedor, já que a Bélgica soma mais três pontos do que a Suécia e desloca-se na última ronda precisamente ao reduto dos nórdicos, a formação das ‘quinas’ precisa que não sejam os anfitriões a triunfar.

A formação portuguesa ainda se pode também superiorizar ao segundo do Grupo 3, mas o mais provável é que seja a Polónia a ficar nessa posição e com 16 pontos.

Quando ao Grupo 1, a Grécia deve ser segunda e com 19 pontos, logo fora da órbita da seleção lusa.

Para a fase final do Europeu de sub-21 de 2019, que se realiza na Itália e São Marino, qualificaram-se hoje a Alemanha e a Sérvia, que se juntaram a Espanha, Inglaterra, França e à anfitriã Itália.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.