Portugal só dependia de si para garantir o acesso ao “Play-off” e fê-lo esta noite ao vencer a Selecção Maltesa por 4-0, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com 29.350 espectadores a assistir a última jornada do Grupo 1 na qualificação para o Mundial 2010.

Nani foi o autor do primeiro golo das “quinas” aos 13 minutos de jogo. Após um excelente cruzamento de Miguel Veloso, o avançado do Manchester United não perdoou e com um potente remate de pé esquerdo inaugurou o marcador. O extremo dos “red devils” marcou o seu sexto golo pela selecção nacional, terceiro na fase de qualificação para o Mundial 2010.

Em cima do final da primeira parte, Simão Sabrosa assinou o segundo golo da noite, depois de um passe de Deco, alargando a vantagem para Portugal.

A Selecção de Malta, mesmo estando em desvantagem, não tirava o "autocarro da defesa", parecendo querer apenas atrapalhar as contas de Portugal.

Na segunda parte, aos 51 minutos, Nani cruzou rasteiro da direita para Liedson mas o avançado do Sporting não conseguiu o desvio e a bola sobrou para Miguel Veloso que fez o terceiro. Este foi o primeiro golo de médio leonino pela Selecção.

As oportunidades de golo continuavam a surgir para Portugal mas a muralha defensiva maltesa impediu a formação comandada por Carlos Queiroz, por várias ocasiões, de alargar ainda mais a vantagem.

A três minutos do final da partida, Edinho, que saiu do banco para o lugar de Liedson, selou o marcador graças a um precioso passe do Capitão Simão Sabrosa. Portugal iguala desta forma o resultado obtido no primeiro jogo realizado nesta fase de apuramento, curiosamente contra Malta.

Com este resultado, Portugal conquista o segundo lugar do Grupo 1 (Zona Europa) com 19 pontos, que dá acesso ao “Play-off” de apuramento para o Mundial 2010. A Suécia, que ainda podia complicar as contas da Selecção Nacional (caso Portugal perdesse ou empatasse), venceu, também esta noite, a Albânia por 4-1 mas não consegue “comprar” o bilhete até África do Sul, ficando-se pelos 18 pontos e no terceiro lugar do mesmo Grupo.

A Dinamarca, líder do Grupo 1, perdeu esta noite frente à Hungria por 0-1, mas a derrota nada fez alterar o lugar cimeiro da tabela porque a selecção nórdica já tinha alcançado o primeiro lugar com 21 pontos, e portanto o acesso directo à fase final do Mundial 2010.

O sorteio que irá determinar o adversário de Portugal no "Play-off" terá lugar em Zurique, esta segunda-feira, e os jogos acontecerão dias 14 e 18 de Novembro. Ucrânia, Eslovénia, Bósnia e República da Irlanda são os candidatos a adversário de Portugal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.