Rui Jorge foi esta tarde apresentado como o novo seleccionador dos sub-21, numa conferência de imprensa onde não faltou o amigo e seleccionador nacional Paulo Bento.

"É uma enorme honra poder servir o país e ajudar o jovem jogador português. Nunca trabalhei com Paulo Bento nestas funções, mas foi meu companheiro e espero poder contribuir com jogadores para o Paulo Bento enquanto seleccionador", afirmou o antigo internacional português, que será coadjuvado por Romeu Almeida, Alexandre Silva e Fernando Brassard.

 Para o novo responsável dos sub-21, já há estágios de preparação com vista à corrida de apuramento para o Europeu de 2013. Depois de dois apuramentos falhados, Rui Jorge apela para a necessidade de "inverter este ciclo". "Quando se olha para essa estatística há que pensar. Serve para reflectirmos, pensarmos ainda mais no que é necessário fazer. É um trabalho que vamos tentar fazer", frisou.

Questionado sobre o que tem faltado aos sub-21 nos últimos anos, depois do consulado de Oceano Cruz, Rui Jorge foi directo no discurso: "Faltam títulos, temos de começar a pensar no que é preciso fazer para os conseguir."

Além de vitórias, o novo seleccionador definiu mais uma prioridade para o seu 'mandato'. "Quero criar um espírito de selecção, um espírito de grupo que permita aos jogadores chegar à Selecção Nacional. Queremos que haja uma identidade de jogador de selecção. Uma identidade que começa a ser construída nos sub-15/sub-16 e que depois tenha o seu expoente máximo na equipa sénior".

"Rui Jorge foi proposto por Paulo Bento"

Em representação da Federação Portuguesa de Futebol esteve o dirigente José Cavaco, que deu as boas-vindas a Rui Jorge e confirmou a influência de Paulo Bento na escolha do novo responsável dos sub-21.

"Fechou-se um ciclo com Oceano Cruz, temos um novo seleccionador e sempre que isso acontece tem de ser alguém com uma ligação muito forte ao seleccionador nacional. É o homem indicado para estas funções. O seu nome foi proposto por Paulo Bento, foi internacional dezenas de vezes e conhece bem o espírito da selecção. Estamos satisfeitos e foi por isso que escolhemos o seu nome por unanimidade", concluiu. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.