André Sousa, Ricardo Alves e Diogo Rosado foram os jogadores que falaram à imprensa na chegada à concentração, numa unidade hoteleira de Vale Garrão, em Almancil, concelho de Loulé, e estão preparados para ajudar a selecção sub-21 a vencer a Alemanha, na terça-feira, em Portimão, e a Áustria, na sexta-feira, no estádio Algarve.

«Estou ansioso. No primeiro estágio (no início de Maio) fiquei surpreendido (com a convocatória), porque já estava de férias, mas correu tudo bem e agora tinha alguma confiança em vir», afirmou André Sousa, que na época transacta representou o Pampilhosa e neste momento é um jogador livre.

O médio considerou que a partida com a Alemanha «é mais complicada» do que a da Áustria, mas sublinhou que «são dois jogos de responsabilidade» e assegurou que vai «dar tudo para alcançar duas vitórias».

Portugal ficou inserido no Grupo 6 da fase de qualificação para o Europeu de 2013, que se disputa em Israel, juntamente com Rússia, Moldova, Polónia e Albânia e André Sousa considerou:

«Até é acessível. Se dermos o máximo, e como temos um grupo de jogadores forte, vamos conseguir a qualificação.»

Ricardo Alves, que foi chamado pelo seleccionador, Rui Jorge, à última hora para substituir Pedro Mendes (que ainda está a representar a sua equipa, o Servette, da Suíça, e só deverá juntar-se aos sub-21 para o jogo com a Áustria), reconheceu que «foi uma surpresa» ser convocado e espera agora «trabalhar ao melhor nível para fazer uma boa semana».

Alves espera que os jogos «corram bem, com vitórias» e está concentrado em «dar o melhor para mostrar o valor».

O defesa, que representou o Tourizense, mas que também se encontra livre, referiu que «em futebol nada é fácil. É importante encarar jogo a jogo, com o pensamento na vitória».

O outro estreante do grupo de 21 jogadores convocados por Rui Jorge para a dupla jornada de particulares no Algarve, Diogo Rosado, considerou que a chamada aos sub-21 «foi merecida», depois de uma época em que teve algumas lesões e conseguiu «voltar ao normal e jogar regularmente».

O jogador, que representa o Penafiel até final da temporada, por empréstimo do Sporting, clube com o qual tem contrato até 2012,a firmou:

«Vou dar o melhor que posso e sei e, todos juntos, vamos conseguir fazer dois bons jogos para o `mister´ tirar bons apontamentos para a fase de qualificação.»

Rosado disse que os sub-21 já «não têm nada a ver com as camadas jovens», porque já é um escalão profissional que traz «outra responsabilidade», e alertou que, apesar de ser um grupo de qualificação «teoricamente com equipas mais frágeis», é necessário «encarar todos os adversários como complicados» para ter sucesso e chegar a Israel.