Os futebolistas Diogo Costa, Rúben Vinagre e Francisco Moura acreditam que Portugal vai chegar longe no Europeu de sub-19, na Finlândia, sublinhando que a primeira meta passa por garantir o apuramento direto para o Mundial2020.

Os jovens jogadores partiram na quarta-feira passada para o país nórdico, onde têm estreia marcada com a Noruega, na segunda-feira. Em declarações à agência Lusa, mostraram a ambição de ganhar todos os jogos e revelaram o segredo para atingir o sucesso: a união.

"É o nosso momento, temos a motivação extra da nossa geração poder ganhar o segundo Europeu [depois no título de sub-17 em 2016, no Azerbaijão]. Não há melhor motivação que essa, estamos muito ansiosos e muito motivados", começou por afirmar o guardião do FC Porto B, frisando que "o primeiro objetivo é a qualificação" para o Mundial2020, na Polónia.

Diogo Costa, presumível titular da equipa de Hélio Sousa, revelou também o espírito vivido pelo grupo nos dias que antecedem a primeira partida na competição.

"O míster fala-nos principalmente da união. Este grupo foi sempre uma geração de união e nada se consegue individualmente. Temos que nos manter unidos e dar força aos novos. Claro que há a nossa estratégia, os sistemas táticos, mas união é o nosso lema", contou.

Já o defesa Rúben Vinagre, dos ingleses do Wolverhampton, prefere pensar jogo a jogo e impor-se com um triunfo frente à Noruega, enquanto o compatriota Francisco Moura, do Sporting de Braga, não esconde a vontade de levantar o troféu na Finlândia.

"É uma motivação grande [conseguir a qualificação para o Mundial], é mais um objetivo que temos em mente, mas primeiro está a Noruega. As coisas vão correr da melhor forma. Queremos ser nós a comandar o jogo a ditar as regras do jogo. O adversário tem que se adaptar a nós e não nós a eles", referiu o jogador dos 'Wolves'.

Por seu lado, Francisco Moura acredita que se Portugal for fiel aos princípios de jogo e à identidade vai ser recompensado.

"O nosso principal objetivo é sermos campeões da Europa e estamos a trabalhar para isso. É sempre bom jogarmos com alguma pressão, mas temos que jogar com naturalidade, fazer o que melhor sabemos e as coisas vão acontecendo", revelou.

Portugal, finalista do Europeu da categoria em 2017, integra o grupo A, com a anfitriã Finlândia, Noruega e Itália. No grupo B estão Turquia, Ucrânia, França e Inglaterra, detentora do título.

A equipa das 'quinas' estreia-se no Euro2018 de sub-19 frente à Noruega, na segunda-feira, a partir das 13:00 (horas em Lisboa), defrontando a Itália em 19 de julho, a partir das 18:30, e a Finlândia no dia 22, às 16:30.