As contas do apuramento de Portugal para o Campeonato do Mundo não são fáceis, mas as contas do FPF serão muito piores caso a selecção nacional não consiga o apuramento para a competição.
Segundo os números avançados pela Lusa, Portugal recebe pela qualificação cinco milhões de euros. Um prémio que cresce de acordo com a prestação da equipa na prova. Com efeito, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) encaixou 25,6 milhões de euros nos dois últimos eventos, o Mundial'2006 e o Euro'2008, repartido em 14,1 milhões pela presença nas meias-finais em 2006, na Alemanha, e 11,5 milhões pelos quartos-de-final, na Áustria e Suíça.
No entanto, uma parte importante das receitas provém dos patrocínios e consequente exposição mediática. Nike, Sagres, TMN, Galp, BES, Hertz, Samsung, Coca-Cola e Modelo são algumas das empresas que apoiam o organismo liderado por Gilberto Madaíl e é habitual existirem nos seus contratos prémios financeiros por objectivos.
A estes números, fonte da FPF limitou-se a dizer que se trata de "assunto interno".
Actualmente, Portugal é terceiro no Grupo 1 de qualificação, com nove pontos em seis jogos (os mesmos da Suécia), a quatro da Hungria, com quem ainda joga duas vezes, e a sete da Dinamarca, que defronta neste sábado. E apenas o primeiro classificado do grupo garante o passaporte para a África do Sul.
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