Paulo Bento está determinado em colocar Portugal no Mundial2014, no Brasil. O selecionador nacional assume que a equipa dificultou o seu próprio caminho na fase de qualificação, mas quer frente à Suécia corrigir os erros e carimbar o passaporte para o Mundial.

«Estamos onde estamos porque não fizemos tudo o que devíamos ter feito. Não fomos totalmente competentes como deveríamos ter sido. Pagámos por isso ao ficar em segundo lugar, mas o que nos interessa agora é focar-nos no que podemos fazer, melhorar o nosso rendimento e alcançar um bom resultado, que passa por ganhar.»

Paulo Bento divide favoritismo com a Suécia para este play-off e destaca a qualidade dos escandinavos.

«É uma equipa que tem qualidade, que está bem organizada, que teve na fase de qualificação uma capacidade para reagir à adversidade e que nunca sai do jogo. Por isso vai obrigar-nos a estar com níveis de concentração extremamente altos», disse o selecionador, que espera uma eliminatória «complicada»:

«Vai ser uma eliminatória muito complicada e competitiva, e onde naturalmente há uma divisão de favoritismo. Se somos favoritismo temos de o demonstrar. Importante é manter a nossa identidade e jogar bem, tentando no primeiro jogo alcançar um bom resultado, que passa por tentar ganhar», concluiu.

A seleção portuguesa defronta a Suécia a 15 de novembro, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com início às 19h45 e arbitragem do italiano Nicola Rizzoli, voltando a defrontar a equipa escandinava quatro dias mais tarde, a 19, em Solna, num encontro que será dirigido pelo inglês Howard Webb.

A fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014 vai realizar-se no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.