Fernando Santos assume toda a responsabilidade por não ter convocado Cristiano Ronaldo para os próximos compromissos da Seleção Nacional, e garantiu que todos os jogadores são importantes na equipa das 'quinas'.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com a Croácia, o selecionado nacional de Portugal foi confrontado com as ausências de dez jogadores que estiveram no Mundial2018 ao contrário da formação croata, que trouxe todos os principais jogadores que chegaram à final de Moscovo.

"O selecionador da Croácia trouxe os jogadores que entendeu trazer e manteve a base daquilo que é a equipa da Croácia à excepção do Mandzukic que abandonou a seleção. É uma opção, a minha opção foi diferente porque estamos no início de um ciclo que irá culminar no Campeonato da Europa de 2020. Quando lá chegarmos, alguns destes jogadores vão ter de lá estar. Ver os jogadores nos seus clubes é mais difícil do que aqui. Acho que esta é a oportunidade certa para estes jogadores mostrarem as suas qualidades. No entanto, esta opção não afasta nenhum dos outros jogadores que não estão aqui", começou por dizer Fernando Santos.

"A Seleção Nacional nunca foi nem mais nem menos com ou sem Ronaldo. A Seleção Nacional é a Seleção com Cristiano Ronaldo. O melhor jogador da Europa e do Mundo. Todos os jogadores são importantes para esta equipa. Um conjunto de jogadores que tem passado por aqui que só perdeu duas vezes... Não há com e sem. O Ronaldo ainda vai estar apto durante muito tempo", acrescentou o selecionador nacional sobre a ausência de Ronaldo nas escolhas para o duplo confronto com Croácia e Itália.

Já em relação aos adversários de Portugal na Liga das Nações, Fernando Santos foi confrontado com a ausência de Cristiano Ronaldo para o primeiro embate na nova competição. Fernando Santos falou sobre as escolhas que fez e garantiu que irá assumir todas as responsabilidades.

"Os riscos são os treinadores que os têm de correr. Os próximos adversários são Itália e Polónia e esta é na minha opinião a melhor convocatória para estes jogadores. Assumo-a sem qualquer problema e irei assumir as minhas escolhas", atirou Fernando Santos.

A terminar a conferência de imprensa, Fernando Santos foi questionado por um jornalista croata sobre quem tinha votado para o prémio Best FIFA, e a resposta do técnico português foi óbvia.

"A votação do Best da FIFA não é minha. Por mim ganhava o Ronaldo e em segundo ficava o Modric. Estas foram as minhas escolhas. Agora, o resto das votações é de muita gente e a decisão será de muita gente. Acho o Modric um jogador fantástico, por isso nomeei-o em segundo lugar, ms acho que o Ronaldo merecia ganhar esta votação por tudo o que fez na época passada no seu clube e na Liga dos Campeões", sentenciou Fernando Santos.