Na conferência de imprensa de antevisão do encontro frente à Irlanda, Fernando Santos teceu rasgados elogios a João Cancelo.

"Todos os laterais que estão aqui jogam tanto à direita como à esquerda. Tomaremos as opções para este jogo consoante o que acharmos que é melhor. Acho seguramente que o Cancelo é o melhor lateral do mundo pelo menos na minha perspetiva", atirou o selecionador nacional.

Trabalhou lances de bola parada?

"Sim é algo que temos de trabalhar sempre, nos poucos momentos que temos. Em termos táticos e estratégicos seria um grande desgaste. A Irlanda não é só uma equipa forte nas bolas paradas, se acharmos isso vamos passar dificuldades. Temos de jogar melhor que eles e condicionar o adversário nas coisas positivas deles."

Dalot e Semedo nas laterais, face à ausência de Nuno Mendes (castigo) e Cancelo em risco de ver amarelo?

"Vamos esperar, vou tomar essas decisões com a equipa técnica e ponderar todas as situações para o jogo, conhecendo o perfil dos nossos jogadores e a forma como reagem nos jogos. Não é assim tão linear. Há jogadores que têm um perfil próprio como pessoa, atleta, que lhes permite encarar situações de maneiras diferentes, não se irritam, não se enervam. É nessa base que irei escolher".

Apoio em Dublin e questão do cartão de adepto

"Não estou em momento de falar em polémicas e preocupar-me com o Cartão do Adepto, estou focado na Irlanda. Em relação aos adeptos, é sempre importante sentir o apoio do público. (...) Estamos habituados a grandes palcos, mas termos lá dois mil é seguramente muito importante".

Portugal defronta esta quinta-feira a seleção da Irlanda no Estádio Aviva, em Dublin, encontro que será dirigido pelo espanhol Jesus Gil Manzano. O embate arranca às 19h45.