Fernando Santos, selecionador português, anunciou esta terça-feira os convocados para o arranque da qualificação para o Mundial 2022. Em conferência de imprensa, o técnico foi instado a comentar mais um recorde de Ronaldo, que ultrapassou Pelé no topo dos melhores marcadores da história.

"Tenho a certeza que o Cristiano, como sempre, vem super motivado, não tem a ver com ter marcado mais ou menos golos. Tem sempre uma pretensão extra muito grande quando representa a Seleção Nacional. E espero bem que venha, e vem, tenho a certeza absoluta, com a mesma ambição que sempre demonstrou, não pensando em objetivos pessoais, mas pensando em concretizar os objetivos da equipa nacional. Ele tem um sonho muito grande, isso eu sei, será determinante também, o sonho de participar no que nos propormos, no objetivo de poder participar no Campeonato do Mundo e poder vencê-lo. Esse é o objetivo principal, o resto tem de passar ao lado da Seleção Nacional, seguramente", disse.

Sobre a perda de titularidade de João Félix no Atlético Madrid, o selecionador luso preferiu desvalorizar, realçando não ter conhecimento de problemas físicos do avançado.

"O João Félix não tem problema físico nenhum e, por isso, para mim está tudo bem", vincou.

Quatro meses depois de ter encerrado a participação na Liga das Nações, com um triunfo na Croácia, em novembro, a seleção nacional vai estrear-se no Grupo A de apuramento para o Mundial2022 em 24 de março, em Turim, local escolhido para receber os azeris, face às restrições impostas pela pandemia da covid-19, em substituição do Estádio José Alvalade.

Segue-se a deslocação à Sérvia, em 27 de março, e a visita ao Luxemburgo, três dias depois, antes de uma interrupção de cinco meses na fase de qualificação, que apenas será retomada no início de setembro, devido à fase final do Euro2020, que foi adiado para este ano.