O selecionador nacional, Fernando Santos, admitiu esta sexta-feira alterar a formação tática de Portugal para os jogos frente à França e Dinamarca. O técnico frisou que chegou ao cargo de selecionador com "ideias próprias" e que se não mudasse alguma coisa não estaria a fazer o seu trabalho.

"Não faria muito sentido chegar aqui com as minhas ideias e não as colocar em prática. Se eu tenho alguns conceitos diferentes tenho de os colocar em prática, mas há que ver o que vai acontecer na dinâmica da equipa, mas pode acontecer que as minhas ideias não seja totalmente assimiladas pelos jogadores e poderá haver alguns ajustes para frente à Dinamarca", afirmou Fernando Santos em conferência de imprensa.

"Vamos ter uma equipa com uma estrutura de base que sirva para potenciar a qualidade dos nossos jogadores, mas temos como primeiro objetivo alcançar a vitória e libertar os nossos jogadores. Em termos dinâmicos cada vez que perdermos a bola é recuperar e ter a capacidade de organização de base dessa dinâmica. O mais importante que quero é ver a equipa a libertar-se para o jogo e ter a responsabilidade de fazer coisas positivas, que acredito pelo que tenho visto pelos treinos", acrescentou o técnico nacional.

Questionado sobre o apuramento para o Euro 2016, Fernando Santos garantiu que Portugal vai lutar para garantir a presença através do primeiro lugar do grupo I: "temos é de lutar para ser primeiros, para alcançar no nosso lugar que é o primeiro lugar", frisou Santos.

Sobre o bom momento de forma dos jogadores de referência da seleção nacional, Fernando Santos assumiu que o seu trabalho acaba por ser facilitado e que não perdeu muito tempo a "rebobinar" a cassete do Mundial 2014

"Tens é de aproveitar o momento deles e potenciar isso, quando eles estão bem é só dar-lhes organização porque eles sabem o que fazer lá dentro", atirou o técnico.

Já sobre a retrospetiva da última campanha de Portugal no Brasil, o selecionador frisou, e sentenciou, que o seu objetivo é potenciar os jogadores portugueses.

"Não era o meu objetivo de treino para estes dias. Era perder muito tempo a rebobinar o filme. No entanto, claro que vi os jogos com muita atenção e tirei as minhas próprias conclusões do que podemos melhorar, do que podemos potenciar e do que devemos manter, porque também houve muita coisa positiva. Vou procurar potenciar ao máximo as características do jogador português", referiu Fernando Santos.

O regresso de Ricardo Carvalho à seleção nacional e o seu relacionamento com Pepe foi outro dos assuntos abordados à margem da conferência de imprensa por Fernando Santos antes do jogo com a França.

"O ambiente tem sido excelente, quer no hotel quer no treino, mas não é questão que se ponha, as pessoas não têm de ser amigas uns dos outros ainda para mais numa equipa de futebol, mas tem havido um grande relacionamento com todos", sentenciou Fernando Santos.

O jogo frente aos gauleses será o primeiro de Fernando Santos no comando da seleção portuguesa. Está agendado para as 19:45 e terá arbitragem do polaco Szymon Marciniak. Três dias depois, Portugal defronta a Dinamarca, em Copenhaga, do grupo I de qualificação para o Euro2016.