A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) esclareceu hoje que a selecção principal “não costuma usar esta data” para jogos de preparação, ao contrário de muitas outras, com jogos marcados para terça e quarta feira.

A equipa das “quinas” vai começar a qualificação para o Euro 2012 em Setembro, recebendo o Chipre (3 de Setembro, em Guimarães) e visitando a Noruega (07).

“Geralmente, a FPF não costuma usar esta data disponibilizada pela FIFA nos períodos logo após as fases finais das grandes competições”, disse fonte federativa à Agência Lusa, reportando-se ao recente Mundial de 2010, realizado na África do Sul.

A mesma fonte esclareceu que a excepção mais recente se verificou com o início de funções do actual seleccionador, Carlos Queiroz, cujo regresso aos comandos da selecção se verificou a 20 de Agosto de 2008, com uma goleada por 5-0 na recepção às Ilhas Faroé, em Aveiro.

Desde 2000, estava vai ser, no entanto, apenas a segunda vez, imediatamente a participação numa fase final, que a formação das “quinas” entrará directamente na fase de qualificação sem realizar qualquer particular antes (só não tinha jogado em 2004, ao contrário de 2000, 2006 e 2008).

Portugal estreia-se na qualificação para o Euro2012, que se vai disputar na Polónia e na Ucrânia, a 03 de Setembro, frente ao Chipre, em Guimarães e, quatro dias depois, defronta a Noruega, em Oslo.

Nesta semana, o Chipre joga agora em casa com a modesta Andorra, enquanto a Noruega prepara-se em casa, face à renovada França, que não apresenta os 23 “mundialistas”.

A selecção portuguesa vai defrontar a campeã mundial e europeia, Espanha, a 17 de Novembro, em casa, num jogo particular que servirá também para reforçar a candidatura ibérica à organização do Mundial 2018/2022, cuja decisão será anunciada em Dezembro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.