Portugal defronta a França este domingo, na 3.ª jornada do Grupo A-3 da Liga das Nações. Um jogo crucial para as contas de Portugal na corrida à Final-Four da prova.

No Stade de France, arredores de Paris, Portugal vai discutir o primeiro lugar do grupo com os gauleses, depois de duas vitórias para ambas as seleções nas primeiras rondas.

Um estádio de boas e más memórias para Portugal, sendo a última a melhor de todas. Foi aqui, neste palco, que a 10 de julho de 2016, Portugal conseguiu o primeiro título a nível de seleções seniores ao vencer a França por 1-0, após prolongamento, tornando-se assim campeão europeu pela primeira vez. O jogo foi decidido com um golaço de Éder.

Portugal, que venceu a primeira edição da Liga das Nações, começou a defesa do título com uma vitória gorda (4-1) frente a vice-campeã Mundial Croácia no Estádio do Dragão, numa das melhores exibições da Seleção lusa desde que é comandada por Fernando Santos (74 jogos). Sem Cristiano Ronaldo, brilharam João Cancelo, João Félix, Diogo Jota e André Silva, os homens dos golos.

No segundo encontro, na Suécia, os nórdicos ficaram com mais um motivo para não gostarem de Cristiano Ronaldo. O capitão voltou com fome de golos e, frente a um adversário de boa memória, fez os tentos na vitória por 2-0 de Portugal. Dois golos históricos já que o capitão da seleção portuguesa passou a ser o segundo jogador da história do futebol a ultrapassar os 100 golos por uma seleção. O próximo passo é bater o recorde do iraniano Ali Daei que fez 109 tentos na sua seleção.

Já a França começou por vencer em Solna a Suécia por 1-0, golo de Mbappé. Os gauleses bateram depois a Croácia em casa por 4-2, num grupo onde parecem ser a grande oposição de Portugal na luta por um lugar na 'Final Four' da prova.

Antes do embate do próximo domingo, a França deu mostras do deu poderio ofensivo ao golear a Ucrânia por 7-1, em jogo amigável. Um encontro com muitos recordes, entre eles a de Eduardo Camavinga, um jovem de 17 anos nascido em Angola: o médio do Rennes tornou-se no mais novo de sempre a marcar pela França desde 1914.

Já Portugal empatou a zero bolas com a Espanha, num jogo onde teve muitas dificuldades no primeiro tempo.

Croácia e Suécia parecem em dificuldades para chegar ao primeiro lugar. As duas seleções, sem qualquer ponto, defrontam-se este fim-se-semana.

Depois do jogo com a França, Portugal recebe a Suécia em Alvalade, no dia 14 de outubro. Duas vitórias nestes dois jogos deixariam os comandados de Fernando Santos com um 'pé e meio' na fase final da prova. Os lusos terminam esta fase de grupos fora de casa, no dia 17 de novembro, frente a Croácia.

O França-Portugal está marcado para às 19h45 deste domingo, no Stade de France.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.