No passado mês de setembro, Rafa anunciou que renunciava aos compromissos da seleção nacional de futebol, alegando razões de "foro pessoal". A partir daí foram várias as (alegadamente verdadeiras) razões apontadas para a saída prematura na imprensa nacional: desde uma fraca aposta por parte de Fernando Santos na equipa das quinas ou para haver mais tempo para se focar no Benfica, esta última anunciada pelo próprio agente do jogador.

O selecionador nacional Fernando Santos revelou, poucos dias depois, não saber que Rafa ia renunciar à seleção.

A verdade é que Rafa tem sido uma peça fundamental na época atual do Benfica, tendo inclusive brilhado, e elogiado internacionalmente, na receção dos encarnados à Juventus para a Liga dos Campeões.

Chegados a este ponto, e a poucos dias do início do Mundial, Paulo Futre pede a Fernando Santos e Rafa para se sentarem e resolverem as diferenças.

"Não sei o que se passou com o nosso selecionador Fernando Santos e o Rafa, mas o que eu sei é que nenhum selecionador deixaria um jogador com a forma que está agora o Rafa. E também sei que nenhum jogador profissional quer ficar em casa a ver o Mundial. Por isso, como ex-capitão da seleção portuguesa peço a ambos que se sentem e tentem limar os problemas que têm. Façam isso por Portugal", disse Paulo Futre durante um vídeo publicado nas redes sociais.

Fernando Santos já entregou uma lista com 55 jogadores selecionáveis para o Mundial2022 e Rafa não faz parte dessa lista, cumprindo-se assim o desejo do avançado do Benfica.