O Grupo E, com Bélgica, Itália, Suécia e República da Irlanda promete ser o mais imprevisível do Euro2016 de futebol, num sorteio que acabou por correr de feição para a anfitriã França e também para Portugal.

A cerimónia, que decorreu no Palácio de Congressos de Paris, colocou os franceses no mesmo agrupamento (Grupo A) que Suíça, Roménia e a estreante Albânia, seleções sem grande historial em fase finais, assim como a Áustria, Hungria e Islândia, que vão defrontar Portugal no Grupo F.

O grande ‘azarado’ dos cabeças de série foi mesmo a Bélgica, que vai medir forças com a Itália, atual vice-campeã e aquela que era a equipa a fugir no pote 2, e com a Suécia, de Zlatan Ibrahimovic. A República da Irlanda, seleção que pode sempre surpreender, completa a ‘poule’.

Apesar de ter escapada à ‘squadra azzurra’, a Espanha acabou por também não ter um sorteio muito favorável, já que vai defrontar Croácia, República Checa e Turquia no Grupo D, todas seleções que pode complicar a vida aos bicampeões europeus.

No Grupo C, a Alemanha, atual campeã mundial, não deverá ter grandes dificuldades em alcançar o primeiro lugar frente à Ucrânia, Polónia, que volta a encontrar depois da fase de qualificação, e Irlanda do Norte.

Pela primeira vez, Inglaterra, de Wayne Rooney, e o País de Gales, de Gareth Bale, vão encontrar-se numa fase final de uma Campeonato da Europa, num Grupo B em que Rússia e Eslováquia terão uma palavra a dizer na luta pelo acesso aos oitavos de final.

Naquele que será o primeiro Europeu com 24 equipas, os dois primeiros de cada um dos seis grupos garantem um lugar nos oitavos de final, em que terão a companhia dos melhores quatro terceiros classificados.

O Euro2016 vai decorrer de 10 de junho a 10 de julho, em França.