"Enquanto matematicamente for possível, devemos acreditar no apuramento. A qualidade do nosso futebol faz falta a qualquer evento desportivo internacional, europeu ou mundial. Julgo mesmo que Portugal precisa de estar no Mundial." Hermínio Loureiro foi claro nas palavras de apoio à Selecção Nacional.

No entanto, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional destaca a falta de eficácia como um obstáculo na caminhada da equipa para a África do Sul. "Acredito na qualificação e sobretudo na qualidade do nosso futebol, mas temos de encontrar forma de ultrapassar aquilo que eu considero que é um bloqueio quando chega a altura de chutar à baliza. Portugal joga um bom futebol, bonito e com qualidade, mas há ali um bloqueio que me deixa preocupado e eu espero que rapidamente seja ultrapassado para que possamos ainda estar presentes no Mundial da África do Sul e dar essa alegria aos adeptos", frisou.

Em declarações prestadas na Câmara Municipal de Faro, onde recebeu a medalha de Valor Desportivo Grau Ouro, Hermínio Loureiro enalteceu ainda a "entrega" da formação comandada por Carlos Queiroz, recusando, todavia, comentar as críticas do seleccionador às arbitragens no grupo de Portugal.