O selecionador português de futebol de sub-20, Ilídio Vale, afirmou hoje, em Leiria, que está a construir uma equipa para os próximos jogos, revelando que há jogadores que vão ser internacionais pela primeira vez.

«Temos muito pouco tempo de trabalho com esta seleção. Muitos dos jogadores fazem parte da seleção de sub-19 e, por isso, podemos dizer que é uma seleção nova», referiu Ilídio Vale, acrescentando que há um «conjunto de jogadores que vão ser internacionais pela primeira vez», o que servirá para observar a sua resposta «em termos competitivos».

Sobre o jogo com a Eslováquia, o selecionador nacional disse estar «confiante», até porque faz parte da sua filosofia «tentar vencer todos os jogos».

Ilídio Vale adiantou que «a Eslováquia vai apresentar uma seleção mais experiente, com um andamento diferente, por se tratar de uma equipa de sub-21».

O treinador considera que terá uma «tarefa difícil» pela frente, mas espera ter «condições para dar uma boa resposta», acrescentando que os jogadores não precisam de competição para conseguirem motivação.

«Qualquer jogador que integre a seleção nacional vai ocupar um espaço de elite, um espaço de privilégio. Quem não estiver motivado na seleção não merece cá estar», avisou.

Considerando que há uma «mudança de paradigma nesse aspeto», o selecionador defendeu que, «quer nos jogos quer nos estágios, os níveis de motivação dos jogadores têm de ser elevados» e garantiu não tolerar «outro comportamento que não seja máxima concentração, máximo empenho e, se possível, também máximo rendimento».

O jogo frente à Eslováquia tem entradas gratuitas e, para Ilídio Vale, «seria importante» ter muito público.

«Vamos ter condições para proporcionar um bom jogo e pelo trajeto da seleção de sub-20 era importante que esta equipa sentisse o calor do público. Seria um estímulo muito grande para quem está a iniciar um trajeto nas seleções nacionais», reforçou.

A seleção portuguesa de sub-20 defronta a seleção da eslovena de sub-21, na terça-feira, pelas 16:00, no Estádio Municipal de Leiria, num jogo particular que dá início à preparação para o apuramento do Campeonato da Europa de 2013 e Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro2016.