O médio João Moutinho marcou hoje apenas o seu terceiro golo com a camisola da seleção portuguesa de futebol e o mais importante, já que valeu a vitória sobre a Dinamarca (1-0) e o apuramento para o Europeu2016.

Quatro anos e um dia após o último tento, o jogador do Mónaco materializou o triunfo sobre os nórdicos aos 66 minutos, no Estádio Municipal de Braga, naquele que foi o seu 80.º encontro ao serviço da formação das ‘quinas’.

João Moutinho apontou o seu primeiro golo por Portugal ao 13.º jogo, quando ainda alinhava no Sporting, o seu clube de formação, que representou até 2009/10.

A 31 de maio de 2008, no Estádio do Fontelo, em Viseu, o então jovem jogador ‘leonino’ inaugurou o marcador aos 19 minutos, frente à Geórgia. Simão Sabrosa marcaria o 2-0 final aos 45, na transformação de uma grande penalidade.

Depois desse tento, num embate particular de preparação para o Europeu de 2008, João Moutinho só voltou a faturar a 07 de outubro de 2011, na sua segunda época pelo FC Porto e ao seu 37.º encontro como internacional ‘AA’.

Precisamente no Estádio do Dragão, no Porto, o ‘8’ luso apontou o quarto golo de Portugal frente à Finlândia, em encontro do Grupo H de apuramento para o Europeu de 2012.

Nani, aos 13 e 21 minutos, e Hélder Postiga, aos 44, colocaram Portugal a vencer por 3-0 ao intervalo, mas, no início da segunda metade, um ‘bis’ de Hallgrímur Jonasson (48 e 68) fez perigar a vitória lusa.

João Moutinho ‘descansaria’, porém, o Dragão, com um golo aos 81 minutos, para, aos 87, o agora benfiquista Eliseu, que hoje não saiu do banco, rubricar o 5-3 final.

Volvidos quatro anos e um dia, o médio que agora alinha no Mónaco apontou hoje o seu terceiro tento pela seleção ‘AA’, juntando-se, entre outros, no 68.º posto da hierarquia dos goleadores lusos, a Tiago, Pepe e Miguel Veloso.

A tabela é liderada por Cristiano Ronaldo, que soma 55 golos, contra 47 de Pauleta e 41 do ‘rei’ Eusébio.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.