Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, confirmou a realização do encontro em Leiria entre Portugal e a Bélgica, aproveitando para lamentar os atentados ocorridos na terça-feira em Bruxelas.

“Em primeiro lugar expressar o meu pesar pelos acontecimentos ocorridos na Bélgica. Uma palavra para as famílias depois dos nefastos acontecimentos que nos levaram a tomar algumas medidas de urgente”, começou por afirmar Fernando Gomes, esta quarta-feira, à margem da assinatura de protocolo de cooperação entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) em Lisboa.

O dirigente referiu que de forma a não prejudicar a preparação das duas seleções e depois do cancelamento anunciado pela seleção belga, a partida foi transferida para Leiria.

“Estava tudo planeado para o jogo ocorrer no dia 29. Tivemos um entendimento face as circunstâncias e tudo fizemos para salvaguardar a parte desportiva de preparação para o Euro", sublinhou.

O dirigente explicou as dificuldades de transferir a partida para Leiria, no entanto, explicou que a Bélgica também não queria prejudicar a preparação para o Euro 2016.

"Não foi fácil mudar o planeamento de Bruxelas e Portugal, houve a consciência da própria Bélgica que nesta fase de preparação só tem um jogo e a importância de também fazer a sua preparação para o Euro", elucidou.

"Lamentando o facto desta situação ser originaria ter origem num acontecimento extremamente doloroso que nos obriga a fazer o jogo a Portugal, salvaguardando a preparação para o Euro levaram a transferir-se o jogo para Leiria", acrescentou.

Fernando Gomes desvalorizou ainda o facto dos portadores de bilhetes para o encontro com a Bulgária poderem assistir ao encontro com a Bélgica no estádio Municipal de Leiria: "Isso é o menos importante".

O líder da FPF negou ainda que tivesse sido levantada a hipótese da realização do Euro 2016 à porta fechada.

“Essa questão foi levantada e foi perfeitamente claro que tudo estava a ser feito para que o Euro 2016 corresse normalmente”, afiançou.

Portugal vai defrontar a Bulgária e a Bélgica em Leiria, no dia 25 e a Bélgica no dia 29.