O secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, defende que uma remodelação do Estádio Nacional deve implicar infra-estruturas que alberguem as selecções e uma aliança com a Federação Portuguesa de Futebol e Câmara Municipal de Oeiras.

«O Governo, junto com a Federação Portuguesa de Futebol e a Câmara Municipal de Oeiras, pode encontrar uma forma de requalificar a área do futebol do Jamor», disse à agência Lusa Laurentino Dias, insistindo que o estádio e os campos anexos «podem ser remodelados de forma a albergarem o trabalho principal das selecções».

No entanto, o mesmo responsável lembra que a ideia foi apresentada ao presidente da FPF, Gilberto Madaíl, já em 2005, mas que continua parada devido ao compromisso firmado entre federação e Câmara Municipal de Sintra para construir a Casa das Selecções em Almargem do Bispo.

«Gilberto Madaíl disse-me que ficava muito satisfeito com a ideia, mas enquanto não resolvesse o compromisso com Sintra não podia ser nosso parceiro na remodelação do Jamor para o futebol», afirmou Laurentino Dias.

Vários problemas burocráticos, entre reservas do Tribunal de Contas, expropriação de terrenos e descoberta de vestígios arqueológicos, foram «congelando» o projecto de Sintra, formalizado com um protocolo assinado há 11 anos.

Laurentino Dias lembra que o Estado já investiu, nos últimos seis anos, cerca de 700 mil euros em obras de actualização, beneficiação e manutenção na área para o futebol no Complexo, alvo de um investimento global, no mesmo período, na ordem dos 20 milhões de euros.

O mesmo responsável evoca o Estádio Olímpico de Berlim, remodelado para o Mundial de 2006, e o novo Wembley, palco, no sábado, da final da Liga dos Campeões, como exemplos de renovações bem sucedidas, embora negue fazer um paralelismo com o Estádio Nacional, até pelos custos envolvidos na Alemanha e Inglaterra.

«Não é por aí que podemos ir. Podemos, sim, dar melhores condições ao espaço e instalações complementares e adequadas às selecções. Nunca avançaremos com esta ideia sem a FPF estar dentro deles e concordar em ajudar a tomar as melhores decisões», salvaguardou.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.