Os futebolistas Rui Patrício e Pepe integraram hoje, pela primeira vez, os trabalhos da seleção portuguesa, com vista aos quatro primeiros encontros do Grupo 2 da Liga das Nações A, enquanto o avançado Diogo Jota esteve ausente.

Desde que tiveram início os trabalhos, na quinta-feira, o selecionador luso, Fernando Santos, esteve privado do guarda-redes da Roma, do defesa do FC Porto e do avançado do Liverpool, que estavam autorizados a apresentarem-se apenas hoje.

Contudo, Diogo Jota, que perdeu a final da Liga dos Campeões para o Real Madrid, no sábado, apenas integrará a preparação da equipa das ‘quinas’ na terça-feira.

Após um dia de folga, Portugal retomou os trabalhos na Cidade do Futebol, em Oeiras, e além de Jota, o outro indisponível dos 26 convocados é o médio Vítor Ferreira, do FC Porto, que teve um teste com resultado positivo para a covid-19 e encontra-se a cumprir isolamento, sendo quase certo que falhará a estreia contra a Espanha, em Sevilha, na quinta-feira.

Naquele que foi o quarto treino de preparação, o grupo de convocados efetuou os habituais exercícios de aquecimento com e sem bola, ao longo de todo o campo, com Rui Patrício a realizar trabalho específico à margem, segundo o que foi possível visualizar durante os primeiros 15 minutos abertos aos jornalistas.

No Grupo 2 da Liga A, Portugal começa por defrontar a Espanha, na quinta-feira, em Sevilha, depois joga duas vezes no Estádio José Alvalade, no domingo, com a Suíça, e em 09 de junho, com a República Checa, para, no dia 12, atuar em Genebra, no segundo embate com os helvéticos.

Depois destes quatro jogos, a formação das ‘quinas’ cumpre os últimos dois encontros em 24 e 27 de setembro, o primeiro na República Checa e o segundo em Braga, face aos espanhóis.

A formação das ‘quinas’, vencedora da primeira edição da Liga das Nações, em 2019, precisa de vencer o agrupamento para chegar à ‘final four’ da terceira edição, sendo que a segunda foi conquistada pela França, numa final com a Espanha, em 2021.

A fase final da Liga das Nações realiza-se de 14 a 18 de junho de 2023, com os vencedores dos quatro grupos da Liga A, sendo que os últimos de cada um dos agrupamentos descem à Liga B.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.