Numa estimativa aproximada, o dirigente da APAVT indicou que uma reserva para os jogos de Portugal na primeira fase do mundial, só viagem, hotéis com pequeno almoço e tranfers, sem bilhetes, poderá custar mais de quatro mil euros.

Luís Lourenço, vice-presidente da Associação das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), disse à agência Lusa que o agravamento significativo de preços é habitual neste tipo de eventos em que há um grande aumento da procura turística.

O dirigente da APAVT assinalou que o aumento de preços da hotelaria sul-africana se poderá fazer sentir, embora de forma menos significativa, no resto de 2010, porque estes acontecimentos se traduzem no aumento da procura turística para além do período da sua realização.

Adiantou que no próximo ano a África do Sul deverá ser o país do mundo com maior número de congressos internacionais.

Luís Lourenço sublinhou que os programas para o mundial de futebol 2010 destinados a clientes individuais só vão sair após o sorteio de sexta-feira, quando se souber as datas e locais dos jogos de Portugal.

Acrescentou que os programas que existem são para empresas, que oferecem idas ao mundial a clientes preferenciais ou como prémios a trabalhadores, com preços aproximados mas não definitivos, e que incluem estadias, bilhetes, visitas turísticas, jantares típicos e outros itens.

Luís Lourenço observou que para o período do mundial de futebol vai haver grandes dificuldades na reserva de hotéis, como é normal num evento deste tipo, e os estabelecimentos hoteleiros vão exigir garantias nas reservas e pagamentos muito antecipados.

Responsáveis do turismo e do desporto sul-africano apelaram hoje à hotelaria e restauração do país e às companhias de aviação para que moderassem os aumentos de preços por altura do mundial de futebol e a agência noticiosa AP afirma que os aumentos vão até à multiplicação por cinco.