Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que Fernando Santos é um herói diferente de todos os outros heróis. Na entrega do prémio de Personalidade do Ano 2016, o Presidente da República realçou que o técnico português subiu a pulso para se tornar no homem que é hoje. Para o Presidente da República, Fernando Santos fez algo muito complicado.

"Tem todas as características de um herói. Depois há o anti-herói improvável. O anti herói, herói, que se fez a pulso. Herói porque é igual ao homem e à mulher comum. Fernando Santos foi trabalhando na vida. Fora do futebol e depois no futebol. Onde passou deixou um rasto de admiração, de consideração e amizade. Isso é difíci".

O Presidente da República admitiu ainda que a missão de Fernando Santos era complicada, mas que o treinador português traz para cima da mesa um pouco daquilo que fazem dos portugueses um povo grande. Para Marcelo Rebelo de Sousa, Fernando Santos garantiu um lugar na história.

“Fernando Santos é um homem muito humilde. Essa humildade fá-lo aprender todos os dias. Com isso, consegue criar uma aproximação única. O que nós podemos chamar humanidade. Ele é assim e sempre foi. Não há equipa sem liderança e foi muito bom que a conquista (Euro 2016) fosse onde foi (França). Em nome de todos os portugueses digo que nunca o esqueceremos. Tenho a certeza de que falo em nome de todos quando digo que todos lhe agradecem um momento que nunca esquecerão”.
Fernando Santos foi o nome escolhido para o galardão Martha de La Cal depois de ter levado Portugal à conquista do primeiro título de campeão da Europa no Euro 2016. O prémio Personalidade do Ano é entregue pela Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal.