Passaram três décadas sobre o golo de Carlos Manuel que deu o triunfo da seleção portuguesa sobre a Alemanha. A histórica vitória permitiu a qualificação de Portugal para o Mundial do México.
Depois da qualificação se ter iniciado da melhor forma com um triunfo frente à Suécia e à Checoslováquia (2-1), Portugal baixou muito o seu rendimento e acabou por partir para a última jornada a precisar de ganhar em casa da poderosa Alemanha e esperar que os suecos perdessem frente à Checoslováquia.
Na antevisão da partida, o selecionador português José Torres proferiu a célebre frase "Deixem-me sonhar...".
No dia 16 de outubro de 1985, o país estava colado à estação pública, A RDA (República Democrática da Alemanha) nunca tinha perdido um jogo oficial em território alemão, por isso a tarefa parecia de todo improvável.
Numa noite fria em Estugarda, Portugal entrou receoso, a Alemanha também não estava nos seus dias. No segundo tempo, aos 54 minutos, após um rápido contragolpe, Carlos Manuel num potente remate deu vantagem a Portugal.
Depois foi sofrer até ao fim, Bento ainda viu duas bolas baterem no ferro, mas a sorte desta feita estava do lado da seleção portuguesa. O jogo chegava o fim e Portugal estava no Mundial do México. E já passaram trinta anos...
A seleção das “quinas” acabou por ficar na primeira fase do Campeonato do Mundo de 1986.
Comentários