Depois de saída de Fernando Santos, Portugal já tem um novo selecionador nacional: trata-se de Roberto Martínez, antigo selecionador da Bélgica que ainda há pouco tempo esteve também no Mundial, onde acabou eliminado na fase de grupos. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) acaba de oficializar a notícia que vinha sendo avançada nas últimas horas.

O nome do técnico espanhol acaba por não ser nenhuma surpresa, depois de no fim de semana se ter noticiado a existência de um acordo verbal do treinador com a Federação Portuguesa de Futebol.

Roberto Martínez, de 49 anos, esteve entre 2016 e 2022 à frente dos destinos da Bélgica, tendo mesmo eliminado Portugal do último Europeu em 2021 nos oitavos de final. Antes também já tinha treinado o Everton, Wigan Athletic e Swansea City.

O espanhol levou a Bélgica ao pódio no Campeonato do Mundo de 2018, ao qual chegou como líder do ranking da FIFA - comandou esta hierarquia entre 25 de outubro de 2018 e 10 de fevereiro de 2022. No Mundial disputado na Rússia, os 'diabos vermelhos' foram eliminados nas meias-finais pela França, que viria a sagrar-se campeã, tendo batido a Inglaterra no jogo de atribuição do terceiro lugar.

No Euro2020, disputado em 2021 devido à pandemia de covid-19, a seleção belga foi afastada nos quartos de final pela Itália, depois de ter eliminado Portugal nos oitavos de final, num jogo decidido com um golo de Thorgan Hazard.

Antes de chegar à seleção belga, Martínez treinou Swansea, Wigan e Everton, em Inglaterra, e sucede na equipa das 'quinas' a Fernando Santos, que deixou o cargo depois da eliminação de Portugal nos quartos de final do Mundial2022, frente a Marrocos (1-0).

Ao serviço do Swansea conquistou a League One, terceira divisão do futebol inglês, em 2007/08, e venceu a Taça de Inglaterra pelo Wigan, em 2012/13.