A seleção portuguesa de futebol conhece no sábado os primeiros adversários na fase final do Euro2016, num sorteio em que é certo que irá escapar aos ‘tubarões’, excluindo a Itália, que aparece como o principal rival a evitar.

Por ter o estatuto de cabeça de série, Portugal não irá defrontar nesta primeira fase seleções como a França, anfitriã, a Espanha, detentora do título, e a Alemanha, que chega a solo gaulês com o estatuto de campeã mundial.

Naquele que será o primeiro Campeonato Europeu com 24 equipas, a seleção lusa tem também a garantia de que não ficará no mesmo grupo da Inglaterra e da Bélgica, por estarem igualmente no Pote 1, mas poderá ‘apanhar’ com um campeão europeu.

Vencedor da prova em 1968 e finalista em 2000 e 2012, a Itália é o adversário a evitar por Portugal no Pote 2, que inclui também a sempre difícil Rússia e a Áustria, que chega à fase final do Euro2016 depois de uma qualificação em que apenas cedeu um empate.

Neste grupo, fazem parte ainda a Suíça, a Croácia, ambas segundo classificadas dos respetivos grupos, e a Ucrânia, que precisou do ‘play-off’ para marca presença em França.

No terceiro pote, a Suécia, naquele que deverá ser a última fase final da carreira de Zlatan Ibrahimovic, é um adversário indesejável, assim como a renascida República Checa, que venceu um grupo de qualificação que tinha seleções como a Turquia e Holanda, esta última a grande ausente do Euro2016.

A Polónia também pode ser um adversário complicado para Portugal, enquanto a Roménia, Eslováquia e a Hungria, todas ‘sobreviventes’ do ‘play-off’, prometem ser mais ‘simpáticas’ para as ambições lusas.

No grupo das seleções com pior ‘ranking’, o Pais de Gales a conhecida Albânia, a Irlanda do Norte e a Islândia podem, à partida, facilitar a tarefa da seleção portuguesa, enquanto a Turquia e República da Irlanda serão as equipas a evitar.

Os dois primeiros de cada um dos seis grupos garantem um lugar nos oitavos de final, em que terão a companhia dos melhores quatro terceiros classificados.

Portugal, comandado por Fernando Santos, garantiu a qualificação para o próximo Campeonato da Europa depois de conquistar o Grupo I.

O sorteio está agendado para as 17:00 no Palácio de Congressos de Paris.

Lista dos potes:

Pote 1: França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal e Bélgica.

Pote 2: Itália, Rússia, Suíça, Áustria, Croácia e Ucrânia.

Pote 3: República Checa, Suécia, Polónia, Roménia, Eslováquia e Hungria.

Pote 4: Turquia, República da Irlanda, Islândia, País de Gales, Albânia e Irlanda do Norte.