Portugal desceu uma posição na classificação da FIFA, ocupando o sétimo lugar na hierarquia hoje divulgada, que continua a ser liderada pela Espanha, bicampeã europeia e campeã mundial de futebol.

A equipa das “quinas” caiu um lugar relativamente à classificação de junho e ultrapassou a Croácia, que caiu do quarto para o oitavo posto, mas foi superada pela Colômbia, que subiu do sétimo para o terceiro, e pela Itália, que subiu do oitavo para o sexto.

Apesar da derrota na final da Taça das Confederações, a Espanha mantém-se no topo do “ranking”, à frente de Alemanha, Colômbia, Argentina e Holanda, que ocupam as posições imediatas, enquanto o Brasil, vencedor da antecâmara do Mundial2014, subiu 13 lugares e ocupa o nono posto.

A Rússia, adversária de Portugal no Grupo F de qualificação europeia para o Mundial2014, desceu seis lugares e ocupa agora o 17.º lugar, mantendo-se bastante à frente de Israel (64.º), Irlanda do Norte (111.º), Azerbaijão (117.º) e Luxemburgo (141.º), restantes rivais na campanha “mundialista”.

Relativamente aos demais países lusófonos, destaque para a subida de 23 lugares de Cabo Verde, que ocupa agora o 49.º lugar, enquanto Angola desceu cinco postos, para 96.º. Moçambique surge no 102.º lugar, São Tomé e Príncipe no 166.º, Guiné-Bissau no 180.º e Timor-Leste no 182.º.