A seleção portuguesa de futebol de sub-20 ficou-se hoje por uma igualdade a um golo frente ao Uzbequistão, em mais um jogo de preparação para o Mundial da categoria, realizado na Covilhã.

A formação lusa chegou ao intervalo a vencer, graças a um golo de moedas, logo aos três minutos, e a dominar, mas baixou de produção no segundo tempo, altura em que os uzbeques chegaram à igualdade, por Mahstaliev, aos 70.

Edgar Borges manteve no “onze” apenas dois dos jogadores que na terça-feira foram titulares no desaire por 2-0 frente ao mesmo adversário.

Portugal entrou a querer assumir as rédeas do jogo. Esgaio quase marcou aos dois minutos, após cruzamento da esquerda de Piquete, mas, aos três, numa jogada de insistência, recuperou a bola junto à linha final e atrasou para o coração da área, onde Moedas rematou para o primeiro golo da partida.

A formação lusa mostrava-se mais acutilante, frente a uns uzbeques remetidos ao seu meio-campo, e esteve duas vezes muito perto do segundo golo.

Ivan Cavaleiro, que rendeu Betinho logo aos 20 minutos, acertou no poste, aos 28 minutos, e, aos 32, foi a vez de Edgar Ié cabecear ao “ferro”.

Só aos 36 minutos, os forasteiros fizeram o único remate, para a defesa fácil de Sá. Em cima do intervalo, a equipa das “quinas” podia, novamente, ter ampliado a vantagem, mas Tiago Silva rematou torto, na resposta ao passe de Piqueti.

No reatamento, Mahstaliev tentou surpreender Sá, com um remate de longe, mas o guardião estava no caminho da bola. Logo a seguir, Ié livrou-se de quatro adversários, isolou-se e, na cara de Amonov, atirou ao lado.

Se na primeira parte os portugueses imprimiram dinâmica ao jogo e rondaram constantemente a baliza adversária, o segundo tempo foi jogado a um ritmo lento, sem nenhuma das formações a tomar a iniciativa.

Numa das raras ocasiões flagrantes, o guarda-redes uzbeque defendeu o remate de Rafael Silva. Aos 70 minutos, uma falha defensiva permitiu a Rekun assistir Mahstaliev, que apareceu sem marcação e restabeleceu a igualdade.

Ié e Aladje procuraram o caminho da baliza, sem sucesso. Nos minutos finais, Portugal aumentou a pressão e conseguiu vários cruzamentos para a área, a que faltou acerto na finalização. Já nos descontos, Aladje esteve perto do golo, mas o cabeceamento saiu a rasar o poste.

Jogo no Complexo Municipal da Covilhã.
Portugal - Uzbequistão, 1-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Moedas, 03 minutos.
1-1, Mahstaliev, 70 minutos.

Equipas:
- Portugal: José Sá (André Pereira, 65), Tomás Dabo, Miguel Rodrigues (Pedro Almeida, 78), Edgar Ié, Michael, Moedas (Jota, 65), Tiago Silva (Alves, 46), Rafael Silva, Esgaio, Piqueti (Aladje, 71) e Betinho (Ivan Cavaleiro, 20).
(Suplentes: André Pereira, Pedro Almeida, Alves, Aladje, Jota e Ivan Cavaleiro).
Treinador: Edgar Borges.
- Uzbequistão: Asilbek Amonov (Tursunbaev, 90+1), Tohir Shamshitdinov, Bobur Yuldashev, Sardor Rahmonov, Fomin Maksimillian (Javlon Mirabdullaev, 16), Abbos Mahstaliev, Muhsim Ubaydullaev (Azamat Abdullaev, 55), Sardor Sobirhodjaev, Zhaiullo Urinbaev (Sergey Rekun, 38), Timur Khakimov (Shohnazar Norbekov, 55) e Adbul Yusupov (Abdullo Alimov, 84).
(Suplentes: Akmal Tursunbaev, Sergey Rekun,Abdullo Alimov, Shohnazar Norbekov, Javlon Mirabdullaev, Azamat Adbullaev).
Treinador: Ahmadjon Musaev.

Árbitro: Carlos Xistra.
Ação disciplinar: Nada a assinalar.
Assistência: 2.000 espetadores.