Portugal venceu, esta sexta-feira, o Luxemburgo por 1-2 no primeiro encontro de qualificação para o Mundial2014, que se disputará no Brasil, garantindo os primeiros três pontos para as contas do Grupo F.
A seleção portuguesa não entrou bem no jogo, muito lento e a errar os passes, e a modesta seleção luxemburguesa aproveitou a sonolência lusa para marcar logo aos 13 minutos de jogo.
Num contra-ataque, o luso descendente Daniel da Mota recebeu a bola e conseguiu ultrapassar João Pereira para fazer depois um grande remate, sem defesa para Rui Patrício. Surpreendentemente, o Luxemburgo colocou-se em vantagem no Estádio Josy Barthel, com capacidade para 8 mil pessoas.
Nascido em Portugal, Daniel da Mota trabalha num escritório durante o dia e só treina à noite.
Portugal podia ter reagido melhor ao golo sofrido mas demorou a acelerar no encontro. Cristiano Ronaldo tentou o golo na conversão de livre direto mas só havia de marcar aos 28 minutos.
O avançado português do Real Madrid, o centro das atenções devido a outros assuntos na imprensa nacional e estrangeira, isolou-se na área, após assistência, e marcou, fazendo o empate.
Até ao intervalo, Cristiano Ronaldo esteve sempre em evidência, tendo enviado por duas vezes a bola ao poste.
No início da segunda parte, Daniel da Mota continuou a dar boas réplicas do primeiro golo, dando muito trabalho à defesa portuguesa.
Hélder Postiga, que se tinha lesionado no jogo com a República Checa durante o Euro2012, foi o autor do segundo golo. Aos 54 minutos, o ponta de lança português ganhou posição na área do Luxemburgo e rematou para o fundo das redes, dando a volta ao marcador.
Até ao final do encontro o resultado não se mexeu e Portugal garante os primeiros três pontos nas contas do Grupo F.