Este artigo tem mais de 12 anos
A convocatória para o Japão será feita com base nos jogadores que estiveram no estágio em Rio Maior.
A Seleção Nacional de Sub-20 de futebol terminou, esta quarta-feira, um estágio de três dias, em Rio Maior, que serviu de preparação para a 2012 SBS Cup International Youth Soccer, que se vai realizar no Japão de 16 a 19 de agosto.
Neste que foi o primeiro estágio da época, o treinador nacional, Edgar Borges, pôde testar vinte jogadores, alguns dos quais participaram, em julho, no Europeu de Sub-19, na Estónia, onde Portugal garantiu a qualificação para a fase final do Campeonato do Mundo de Sub-20, que se vai realizar em Julho de 2013, na Turquia.
Com uma convocatória marcada por ausências de alguns jogadores teoricamente titulares, o estágio serviu essencialmente para Edgar Borges observar outros atletas e reforçar aspetos táticos.
«É uma oportunidade para estes jovens poderem mostrar que podem ser mais uma opção para o núcleo duro da Seleção de Sub-20», afirmou à agência Lusa o treinador nacional.
Apesar de lamentar não ter ao seu dispor todos os atletas que pretendia, Edgar Borges percebe as dificuldades dos clubes em ceder atletas que são importantes para as suas equipas, sobretudo com a nova orgânica dos campeonatos, com a criação das equipas “B”.
«Há que negociar e nem sempre é fácil. Mas nós compreendemos a dificuldade e os argumentos dos clubes que nos cedem jogadores», refere o técnico, acrescentando que, neste momento, as equipas “B” estão a ser negativas para este processo.
Segundo o técnico, «é difícil estar a preparar uma equipa com jogadores que agora são utilizados nas competições profissionais».
Edgar Borges considera que, no entanto, esta é «uma fase perversa» e que, em termos globais, «o aparecimento das equipas ‘B’ é extremamente positivo para afirmação da qualidade do jogador português».
Sobre o torneio que a equipa das “quinas” vai disputar no Japão, onde, além da equipa do país anfitrião, participarão a formação nacional da Coreia do Sul e uma seleção de jogadores de Shizuoka, o treinador nacional diz que o objetivo principal é que os jogadores contactem com «culturas táticas diferentes», que Portugal poderá encontrar no Mundial da Turquia.
A convocatória para o Japão será feita com base nos jogadores que estiveram neste estágio em Rio Maior, sendo que, dos 20 convocados, dois (um guarda-redes e um jogador de campo) serão dispensados.
Jogadores convocados:
- Guarda-Redes: André Pereira (Vitória de Guimarães), Bruno Varela (Benfica) e Rafael Veloso (Sporting).
- Defesas: André Teixeira (Belenenses), Ângelo Menezes (Famalicão), Daniel Martins (Benfica), Kiko (Vitória de Setúbal), Frederico Venâncio (Vitória de Setúbal), Miguel Rodrigues (Nacional), Pedro Almeida (União de Leiria) e Ruben Freitas (Sporting de Braga).
- Médios: Alves (Belenenses), Babo (Freamunde), Jota (Nacional), João Novais (Leixões) e Tó-Zé (FC Porto).
- Avançados: Aladje (FC Aprilia/Ita), Cafú (Benfica), Piqueti (Sporting de Braga) e Rui Areias (Vitória de Guimarães).
Comentários