A seleção portuguesa de futebol de sub-17 perdeu hoje por 1-0 com a Suécia, em Burton-on-Trent, e falhou a qualificação para os quartos de final do Campeonato da Europa, a decorrer em Inglaterra.
A seleção portuguesa entrou bem no jogo e deu o primeiro sinal de perigo para a baliza sueca defendida por Simon Andersson através de Félix Correia, aos três minutos, situação que o jogador português voltou a repetir aos nove.
A Suécia, após o ímpeto inicial da seleção lusa, sacudiu a pressão e dispôs de uma oportunidade de golo por Timossi Andersson, aos 12 minutos, e chegou à vantagem por Rasmus Wilkström (1-0), aos 16, na sequência de um canto cobrado por Frederik Hamman.
Portugal voltou a pressionar os suecos para a sua zona defensiva, na procura do golo do empate, e criou perigo por Umaro Embaló, aos 25 minutos, e por Félix Correia, aos 28, num lance resolvido, uma vez mais, pelo guarda-redes Simon Andersson.
Na segunda parte a Suécia abdicou praticamente de ter a bola, dando a primazia da posse a Portugal, e os jogadores portugueses tentaram tudo para chegar, pelo menos ao empate, que valeria a classificação para os quartos de final.
João Ferreira, aos 43 minutos, Henrique Jocu, aos 55, e Gonçalo Ramos, aos 66, dispuseram de boas oportunidades para marcar, mas o golo que daria a Portugal a continuidade em prova acabou por não surgir e a seleção lusa foi superada pela sueca.
Jogo disputado no Estádio Burton Albion, em Burton-on-Trent.
Suécia-Portugal, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcador:
1-0, Rasmus Wilkström, 16 minutos.
Equipas:
- Suécia: Simon Andersson, Rasmus Wilkström, Helmer Andersson, Hampus Svensson, Samuel Olsson, Manasse Kusu, Kevin Ackermann, Frederik Hamman, Sylvin Kayembe (Amel Mujanic, 58), Timossi Andersson (Jack Lahne, 68) e Benjamin Nygren.
(Suplentes: Kristoffer Westerberg, Isac Larsson, Adam Bem Lamin, Teodor Stenshagen, Jack Lahne, Amel Mujanic, Noah Alexandersson, Victor Backman e Larsson).
Treinador: Roger Franzén.
- Portugal: João Monteiro, João Ferreira (Rafael Brito, 52), Levi Faustino, Francisco Saldanha, Tomás Tavares, Rodrigo Fernandes (Gonçalo Ramos, 61), Henrique Jocu, Bernardo Silva, Umaro Embaló, Eduardo Ribeiro (Fábio Silva, 47) e Félix Correia.
(Suplentes: Gonçalo Tabuaço, Tiago Matos, Rafael Brito, Nuno Cunha, Rodrigo Valente, Jair Tavares, Henrique Pereira, Fábio Silva e Gonçalo Ramos).
Treinador: Rui Bento.
Árbitro: Juri Frischer (Estónia).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Rafael Brito (76 minutos).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.
Comentários