A seleção portuguesa de futebol de sub-21 iniciou hoje, com sete baixas, o estágio de preparação para o jogo de dia 23 de maio, com a Macedónia, a contar para a fase de qualificação do Campeonato da Europa de 2015, que se vai realizar na República Checa.
João Amorim (Vitória de Guimarães) está lesionado, enquanto Raphael Guerreiro (FC Lorient), Tiago Ilori (Granada), André Gomes e Ivan Cavaleiro (ambos do Benfica), Luís Gustavo (Rio Ave) e Sérgio Oliveira (Paços de Ferreira) estarão ao serviço dos respetivos clubes pelo menos até domingo.
Portugal soma por vitórias os cinco jogos disputados no Grupo 8 de apuramento e, caso vença a Macedónia, atual quarto classificado do grupo, assegura o apuramento direto para o “play-off”, algo que não acontece aos sub-21 portugueses desde 2007.
Apesar das baixas neste arranque dos trabalhos, os jogadores manifestam-se motivados para vencer os macedónios e garantir o apuramento desde já. "A única coisa que nos passa pela cabeça é chegar à Macedónia e vencer o jogo para nos apurarmos desde já e não dependermos de ninguém", afirmou à agência Lusa o médio Tozé, do FC Porto.
O jogador portista, segundo melhor marcador da II Liga, ao serviço do FC Porto B, diz que o objetivo é entrar em campo "com uma atitude forte logo" e, sabendo que a Macedónia é a segunda melhor defesa do grupo e que vai tentar aproveitar os erros da equipa portuguesa, não duvida de que Portugal terá capacidade "para resolver a partida desde início".
A nove dias do jogo, Tozé considera que este estágio é muito importante para os jogadores manterem a forma, numa fase em que a grande maioria dos atletas já terminou a época nos seus clubes.
O facto de a maior parte dos convocados serem titulares nos seus clubes é outra importante mais-valia para a seleção. "É muito importante o facto de nós jogarmos e fazermos épocas tão competitivas. Em anos passados os jogadores talvez não jogassem tanto e o nível competitivo não fosse tão grande. Conseguimos com as equipas B pôr muitos jogadores a jogar, o que faz aumentar o nível competitivo e se reflete na seleção", concluiu.
A presença de quatro pré-convocados para o mundial sénior do Brasil na seleção se sub-21 é algo que Tozé também considera muito motivante. "Termos jogadores pré-convocados para o mundial é algo fantástico, que nos deixa muito contentes e nos faz perceber que as pessoas olham para nós e para o nosso trabalho" e "nos faz lutar ainda mais para conseguirmos os nossos objetivos".
Com uma época que considera ter corrido "pela perfeição", onde além de ser indiscutível na equipa B do FC Porto se estreou pela equipa A dos "dragões", Tozé espera merecer agora a confiança de Rui Jorge mas diz que a escolha cabe ao selecionador.
O Macedónia-Portugal está agendado para o dia 23 de maio (sexta-feira), pelas 17h00 portuguesas (18h00 locais), no Estádio Nacional Philip II, em Skopje.
Comentários