Portugal poderá ter hoje comprometido a qualificação para o Europeu de futebol feminino de 2013, ao sofrer uma a pesada derrota frente à República Checa, por 5-2, em Tondela.

O jogo começou com Portugal a defender bem, mas a não conseguir sair do meio-campo. Acabou por sofrer o primeiro golo aos 12 minutos, marcado por Irena Martínková, que cabeceou na sequência da marcação de um livre de Adéla Pivonková.

As jogadoras lusas reagiram ao golo e, sete minutos depois, Ana Borges centrou e Andrea Rodrigues, que estava sem marcação, cabeceou com êxito, igualando o marcador.

As checas voltaram a mostrar a sua superioridade e, aos 26 minutos, Irena Martínková bisou, na sequência de um pontapé de canto, sem que a defesa portuguesa fizesse qualquer tentativa para defender. 

A mesma jogadora ainda teve oportunidade de marcar o seu terceiro golo, de grande penalidade, depois de uma falta de Sónia Matias sobre Petra Divisová.

Foi precisamente Petra Divisová que, pouco depois, ampliou o resultado para 4-1, isolando-se após uma assistência de Irena Martínková e correndo para a baliza, aproveitando o adiantamento da guarda-redes Patrícia Morais.

As portuguesas regressaram do intervalo com um ímpeto mais atacante, querendo minimizar a diferença no marcador. Ana Borges destacou-se na ala direita, mas a equipa não soube aproveitar a sua rapidez. Quem acabou por marcar foi novamente Petra Divisová, na sequência de uma jogada de triangulação do ataque checo.

O segundo golo português aconteceu aos 70 minutos, depois de Carla Couto ter convertido um livre. A guarda-redes Petra Tausová ainda defendeu, mas deixou fugir a bola das mãos, uma oportunidade que Carolina Mendes não desperdiçou.