A seleção portuguesa de futebol prosseguiu hoje a trajetória descendente no ‘ranking’ da FIFA, caindo do sétimo para o oitavo lugar, numa classificação divulgada hoje e que continua a ser liderada pela Argentina.
Numa atualização com várias alterações entre os 10 primeiros, Portugal foi ultrapassado pela França, seleção que venceu na final do Campeonato da Europa, por 1-0, após prolongamento, conquistando dessa forma o primeiro grande título internacional.
A Argentina, vice-campeã do mundo, mantém-se firme no comando, mas tem nova companhia no pódio: a Alemanha, campeã mundial, e o Brasil, subiram à segunda e terceira posições, respetivamente, relegando a Bélgica para o quarto posto.
A Colômbia deixou de estar empatada com o Brasil em quarto lugar e desceu para quinto, enquanto a Espanha, que ocupava a 11.ª posição no ‘ranking’ anterior, divulgado a 15 de setembro, entrou nos 10 primeiros colocados, relegando o País de Gales para 11.º.
A Suíça é a mais bem classificada dos cinco adversários de Portugal no grupo B da qualificação europeia para o Mundial2018, tendo subido de 16.ª para 14.ª, ao contrário da Hungria (de 20.ª para 22.ª), tendo a Letónia descido 21 posições, para 116.ª, e sido ultrapassada pelas Ilhas Faroé (subiu de 111.º para 74.º) e Andorra permanecido em 203.º.
Entre os países lusófonos, Guiné-Bissau subiu de 73.ª para 69.ª, superando Cabo Verde, que, ainda assim, ascendeu um posto, para 71.º, ao contrário de Moçambique, que caiu de 89.º para 95.º, tendo Angola mantido o 134.º posto e São Tomé e Príncipe (153.º) e Timor-Leste (186.º) descido ligeiramente.
Comentários