O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) manifestou-se hoje “muito satisfeito” com a qualificação do futebol português para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e admitiu que esta torna a missão lusa “mais abrangente”.

“Estamos muito satisfeitos. Não faria sentido uma representação olímpica sem uma representação de uma das modalidades mais emblemáticas, como é o caso do futebol”, disse José Manuel Constantino à agência Lusa.

Portugal garantiu na quarta-feira presença no torneio olímpico de futebol, do qual estava ausente há duas edições, ao empatar 1-1 com a Suécia e conseguir a qualificação para as meias-finais do Europeu de sub-21.

José Manuel Constantino elogiou o trabalho do selecionador Rui Jorge, que “sempre colocou o foco no apuramento olímpico e soube transmitir essa mensagem”.

O presidente do COP contrariou a ideia de que a presença do futebol na comitiva portuguesa possa retirar espaço a outras modalidades menos mediáticas.

“Isto vai dar mais espaço ao futebol e mais espaço a todas as outras modalidades. Vai dar mais espaço a toda a competição”, disse, acrescentando: “o futebol não vai ser um fator de subvalorização”.

O futebol juntou-se a outras três modalidades, vela, tiro e natação, que já garantiram presença nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Na vela, Portugal assegurou vagas nas competições de 49er e laser, no tiro foi conseguido o apuramento masculino em pistola de ar comprimido a 10 metros e pistola a 50 metros, e na natação foi assegurada presença na prova de 200 metros estilos masculinos.

Portugal vai estar representado no torneio olímpico de futebol pela quarta vez, depois de ter marcado presença em Amesterdão1926, Atlanta1996 e Atenas2004.

A melhor classificação foi conseguida em 1996, quando a seleção lusa, que integrava Rui Jorge, atual selecionador, perdeu por 5-0 com o Brasil, no jogo para atribuição da medalha de bronze.

O torneio olímpico de futebol, que contará com 24 seleções, é disputado por jogadores até 23 anos, com exceção de três sem limite de idade em cada equipa.

Alemanha, Suécia e Dinamarca são, além de Portugal, as equipas europeias que irão marcar presença nos Jogos Olímpicos Rio2016.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.