O internacional português Rafa acredita que a seleção portuguesa de sub-21 em futebol vai manter-se ganhadora e vai conseguir apurar-se para o Europeu da Polónia, em 2017.

"As nossas expetativas são de conseguir o primeiro lugar neste apuramento, que dá acesso direto à fase final", revelou o atleta antes do treino de hoje dos sub-21, em Rio Maior.

Rafa está confiante de que a equipa vai "continuar no registo" das "grandes conquistas" dos últimos tempos, mas sabe que para isso acontecer ninguém pode facilitar, a começar já no primeiro jogo com a Albânia.

"Ainda não falámos propriamente sobre a Albânia, mas acredito que os jogos são sempre de um grau elevado e nós é que podemos tornar as coisas mais fáceis", reforçou o defesa do FC Porto, acrescentando que Hungria e Israel são, à partida, os adversários mais complicados, mas é preciso respeitar todas as seleções.

A quatro dias de defrontar a Albânia, na estreia no grupo 4 de apuramento para o Euro2017, Rafa diz que o moral dos jogadores é elevado, que a integração dos mais novos tem sido "muito fácil" e que o estágio em Rio Maior está a ser muito positivo.

"Deu para integrar novos jogadores, deu para criarmos rotinas entre nós, aprender e por em prática o que o 'mister' nos pede", referiu.

Consciente de que terá de dar o máximo para conseguir um lugar entre os eleitos de Rui Jorge, Rafa diz que todos os jogadores partem "em pé de igualdade" e que a concorrência entre os que ocupam a mesma posição é "saudável e não vai atrapalhar em nada o trabalho na seleção".

Sem esconder o sonho de chegar à equipa A de Portugal, Rafa, que já soma 66 internacionalizações pelas seleções jovens, desejou "toda a sorte" para a seleção principal no jogo de hoje com a França: "Acima de tudo que façam uma boa exibição."

No treino de hoje dos sub-21, Rony Lopes voltou a apresentar queixas na coxa esquerda, efetuando trabalho específico em campo com o fisioterapeuta, sendo a única baixa nos 23 convocados pelo selecionador luso.

A equipa cumprirá no sabado, às 10:00, o último treino em solo português. Após o almoço, pelas 13:50, a comitiva partirá de Rio Maior rumo ao aeroporto de Lisboa, estando a viagem para Tirana agendada para as 16:00.

O jogo com a Albânia, que marcará a estreia de Portugal no grupo 4 de qualificação para o Euro2017, está marcado para terça-feira, no Estádio Qemal Stefa, em Tirana, às 18:00 locais (17:00 em Lisboa).