O defesa central Ricardo Carvalho renunciou hoje à seleção portuguesa de futebol, afirmando ter-se sentido «desrespeitado e ferido» na sua dignidade.

«Sinto-me em plena forma física e também mental, como o tem demonstrado a minha prestação no meu clube e na seleção. Se me fazem sentir a mais e não mo dizem, a única possibilidade é a saída», afirma o defesa do Real Madrid, em comunicado enviado à Agência Lusa.

O jogador abandonou hoje o estágio da seleção lusa, em Óbidos, sem apresentar justificação, e já não viajou para o Chipre, onde Portugal disputa na sexta-feira um jogo do Grupo H de qualificação para o Euro2012.

«Tendo cumprido 75 internacionalizações e sido profundamente dedicado à defesa do bom-nome da equipa das ‘quinas’, nunca antes me senti tão desrespeitado e ferido na minha dignidade. Entre os meus pares, sou apenas mais um atleta. No entanto, mereço também, como os outros, consideração e respeito», sublinha Ricardo Carvalho.

O defesa acrescenta ter sempre defendido que uma equipa se faz de «companheirismo, de união e de abnegação por uma causa maior».

«Não tencionava terminar o meu percurso desta forma mas faço-o consciente e convicto de que honrei sempre o meu país», frisou Ricardo Carvalho, no mesmo comunicado, concluindo com um «muito obrigado a todos os portugueses».