Roberto Martínez no Euro2020 durante a vitória da Bélgica sobre PortugalRoberto Martínez viajará esta segunda-feira para Lisboa para fechar o acordo verbal já estabelecido com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Quem o garante é a rádio espanhola 'Cadena SER', que garante que o treinador espanhol, antigo selecionador da Bélgica, estará assim mesmo cada vez mais perto de se tornar no sucessor de Fernando Santos no comando da seleção nacional de Portugal.

Ainda segundo a mesma fonte, o técnico de 49 anos estava também a ser cobiçado pelo Everton, a Premier League inglesa, mas deu preferência a Portugal por, ente outros motivos, ter a possibilidade de, na Equipa das Quinas, poder desenvolver jovens de grande talento.

Martínez deverá assinar com a FPF um contrato válido até ao final do Mundial 2026, liderando desta forma Portugal nas campanhas para esse Campeonato do Mundo e, antes, para o EURO 2024, cuja fase final se disputa na Alemanha, com a fase de apuramento a arrancar já em março.

Roberto Martínez deixou o comando da seleção da Bélgica após o Mundial 2022 depois de esta ter sido afastada na fase de grupos, colocando assim ponto final numa ligação de seis anos e meio. Antigo médio-defensivo, Martínez, teve uma carreira relativamente modesta como jogador, em Espanha e em Inglaterra. Foi aí que iniciou, depois, a carreira de treinador, ao leme de Swansea, Wigan, onde ganhou uma Taça de Inglaterra, e Everton. Seguiu-se depois, entã, a seleção belga, que guiou ao terceiro lugar no Mundial 2018.

A Seleção Nacional portuguesa está sem selecionador desde 15 de dezembro, quando foi anunciado o acordo para a rescisão de contrato que ligava Fernando Santos à FPF.