O selecionador nacional, Roberto Martínez, apresentou várias novidades na lista de convocados de Portugal para o duplo confronto da Liga da Nações. Croácia (5 de setembro) e Escócia (8) vão ser os primeiros adversários e Martínez chamou muitas novidades para estes duelos.

Veja todas as declarações de Roberto Martínez:

Chamada de Geovany Quenda: É muito importante para nós acompanhar o novo talento. Aqui não há camisolas nem rivalidades. Geovany Quenda vive no desequilíbrio e fez um Europeu sub-17 muito bom. Gostamos muito do que fez na pré-época: adaptou-se na posição, na responsabilidade de jogar na Primeira Liga e é interessante ver como entra num patamar internacional

Pedro Gonçalves na lista: "Este é um novo ciclo, o do Mundial 2026. A Liga das Nações é o primeiro passo porque é uma competição onde Portugal tem história e é muito importante. Esta é uma lista nova e abre a porta a jogadores que acompanhamos durante 17 meses. O Pote é uma situação que se fala muito de fora, mas internamente sempre foi igual. Um jogador com muitas competências e muito bom na sua posição, além de ser importante numa equipa que ganha. Já esteve em muitas pré-listas mas foi tendo azar, agora é opção mas não mudou nada. Nos primeiros estágios era importante criar balneário e agora começamos uma nova competição. O Pote merece cá estar"

Renato Veiga e Tiago Santos: "O importante é o dia a dia e o reconhecimento de chegar à Seleção Nacional. Veiga e Santos fizeram bons desempenhos e trabalharam muito bem com os sub-21. O Tiago Santos é importante no Lille e fomos acompanhando durante a época. Neste estágio o critério é chamar jogadores que tenham feito a pré-época para chegarem com ritmo e isso tira Rui Patrício, Cancelo, Danilo e Matheus Nunes.  Este é o momento para eles mostrarem o que podem fazer"

Novo ciclo: "É importante olhar para trás, para o apuramento para o Europeu, e é importante haver uma continuidade. Este é um estágio diferente porque agora é hora de usar mais jogadores. Somos uma equipa melhor preparada e a ideia é ter outros jogadores para nos darem outras soluções. É importante haver um equilíbrio entre continuidade e sangue novo. A lista tem um equilíbrio muito bom mas acho que o futebol português precisa de ter 25/30 jogadores que possam jogar na Seleção".

João Cancelo: "Para mim não é uma preocupação que João Cancelo vá para uma nova liga. Conheço-o bem, é um ganhador e como cada situação é pessoal não tenho problema nenhum que vá para a Arábia Saudita. Pela experiência que temos de jogadores que lá jogam não será um problema".

Formação: "A formação em Portugal é a melhor da Europa. Temos uma grande estrutura de base e isso é muito importante para dar opções e oportunidades na formação. A Liga Revelação é ideal para dar experiência aos jovens jogadores"

Cristiano Ronaldo quer chegar aos 1000 golos: "Primeiro é importante que todos os jogadores após os 30 anos seja passo a passo, estágio a estágio. O nível de Cristiano Ronaldo é único e ele apresenta níveis físicos incríveis para a idade. É natural que tenha objetivo pessoais, mas nós queremos é focar-nos na Liga das Nações e no Mundial 2026. O Cristiano Ronaldo é importante para a seleção neste momento, mas ninguém pode prever o futuro".

Eduardo Quaresma e Tomás Araújo na calha, António Silva à frente: "Perdemos o Danilo porque não está na lista, perdemos o Pepe que foi uma referência e acabou a carreira. O António Silva está num patamar diferente do Eduardo Quaresma e Tomás Araújo, até porque já tem um Mundial e um Europeu, embora seja muito jovem e há poucos com tanta experiência na sua idade. Fez um mau jogo contra a Geórgia, mas fez um jogo bom contra a Irlanda e o talento é para sempre. Momentos bons e maus existem mas acredito muito no potencial do António Silva e será importante nos jogos da próxima semana".

Particular com a Croácia deixa marcas?: "Não há atenuantes no futebol de seleções. A Croácia tem uma ideia de jogo muito clara e apesar de ter perdido o Brozovic tem a mesma ideia. O jogo particular que jogamos é diferente de um jogo oficial. Agora queremos sair do sentimento que foi o Europeu e encarar esta nova competição. O amigável não tem nada a ver com o jogo que vamos encontrar no Estádio da Luz. A história de Portugal na Liga das Nações é importante é preciso perceber que é uma competição importante e quero manter a química dos adeptos parecida á que vimos na Alemanha".

Otávio e Raphael Guerreiro: "Gostaria de explicar a situação do Otávio. Estava na lista mas é uma decisão médica que soube ontem. O Al Nassr vai comunicar, mas ele não está apto. Quanto ao Raphael Guerreiro tive uma conversa, mas os problemas físicos que o deixaram de fora do Europeu obrigam-no a recuperar nos próximos meses".