Os futebolistas Rúben Dias, João Félix, João Mário e Nuno Mendes agradeceram hoje as oportunidades dadas pelo ex-selecionador Fernando Santos para representarem Portugal e também a “aprendizagem”, após a saída hoje anunciada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Titular em quatro dos cinco jogos disputados pela seleção lusa no Mundial2022, o defesa Rúben Dias enalteceu a “vontade de ganhar” que Fernando Santos “sempre” mostrou enquanto ‘timoneiro’ da equipa das ‘quinas’.
“Muitas vitórias, momentos difíceis e muita aprendizagem, mas acima de tudo sempre muita vontade de ganhar. Obrigado por tudo ‘mister’ Fernando Santos”, escreveu o central do Manchester City, internacional português em 44 ocasiões, numa publicação na rede social Instagram.
Na mesma plataforma digital, o atacante João Félix, internacional luso por 28 vezes, quatro delas no Qatar, lembrou o que o treinador deu a Portugal nos oito anos em que comandou a seleção masculina de futebol e agradeceu as convocatórias.
“Obrigado ‘mister’ por me ter dado a oportunidade de representar o meu país por inúmeras vezes! E acima de tudo, que ninguém se esqueça, o que deu a este país! Obrigado”, escreveu o futebolista de 23 anos, que se estreou de ‘quinas’ ao peito na meia-final da Liga das Nações que Portugal venceu em 2019, frente à Suíça (3-1).
Campeão europeu em 2016, com utilização nos sete jogos que conduziram Portugal a um inédito título, João Mário participou em dois embates do Mundial2022 e agradeceu a Fernando Santos a “oportunidade” de se estrear por Portugal, em 2014, num particular diante da França (derrota por 2-1).
“Obrigado ‘mister’ Fernando Santos! Consigo tive a oportunidade de estrear-me, jogar e vencer pelo meu país. Marcou um lugar único na história de Portugal”, escreveu na página de Instagram o médio do Benfica, internacional luso em 55 ocasiões.
Utilizado por uma vez no mais recente mundial, no triunfo sobre o Uruguai (2-0), em que uma lesão o obrigou a deixar o relvado aos 42 minutos, o lateral esquerdo Nuno Mendes também agradeceu ao ex-selecionador.
“Obrigado por tudo mister. Agradeço a oportunidade que me deu em representar o nosso país”, escreveu o jogador vinculado ao Paris Saint-Germain, com 20 internacionalizações, também na rede Instagram.
Desde 2014 na seleção portuguesa, Fernando Santos deu os dois primeiros troféus internacionais a nível sénior a Portugal e, em 109 jogos, conseguiu 67 vitórias, 23 empates e 19 derrotas, a última das quais frente a Marrocos, por 1-0, nos quartos de final do Mundial2022 de futebol.
Santos levou ainda Portugal ao Europeu de 2020 e aos Mundiais de 2018 e 2022, caindo nas duas primeiras provas nos oitavos de final, antes da eliminação no Qatar, frente a Marrocos, no sábado.
Fernando Santos chegou à seleção portuguesa em 2014, para substituir Paulo Bento, após a eliminação precoce na fase de grupos do Mundial2014, no qual o 'engenheiro' tinha orientado a Grécia.
Comentários