O Desportivo das Aves, da II Liga de futebol, bateu hoje a seleção portuguesa de sub-19 por 3-0, com todos os golos apontados de cabeça, num encontro particular disputado no Complexo Desportivo de Lousada.
Caballero fez o primeiro golo, aos 29 minutos, Junior Pius apontou o segundo, aos 43, nos dois casos na sequência de centros da esquerda e com a bola a desviar no poste antes de entrar. Já na segunda parte, aos 54, Renato Reis fechou a contagem, em mais um cabeceamento certeiro, após assistência de Pedro Pereira.
O selecionador Edgar Borges insistiu repetidamente para o relvado que "o resultado é o menos importante", porque "o que conta é trabalhar bem, para conseguir fazer as coisas corretamente".
No entanto, só a espaços, viu os seus jogadores cumprirem o que pretendia: simplicidade de processos, profundidade e largura no ataque, em apoios e transições rápidas, e espontaneidade no remate.
Os sub-19 - que concluíram hoje o primeiro estágio da nova época, visando o torneio de apuramento para o Europeu da categoria, em novembro - só causaram problemas ao último reduto do Aves na segunda parte, graças à velocidade de André Horta, sobretudo, e a uma maior exploração das faixas laterais.
Como se esperava, o Aves, com uma equipa mais madura, que soube gerir melhor os tempos de um jogo em que as duas formações utilizaram "onzes" diferentes em cada uma das partes.
Portugal iniciou o jogo com Andorinha, na baliza, Isaac Fernandes, Bruno Wilson, Ivanildo Fernandes e José Gomes, na defessa, Gilson Costa, Clever e Gil Dias, no meio-campo, e ainda Gonçalo Guedes, Hildeberto e Romário Baldé, no ataque.
Jogaram ainda Stojkovic, André Ferreira, André Horta, Diogo Verdasca, Postiga, Tiago Neves, João Lima, Gamboa, João Serrano, Macedo, Renato Sanches, Vítor Antunes, e Sérgio Ribeiro.
O Aves, por sua vez, iniciou o particular com Rui Faria, na baliza, André Costa, Diogo Pires, Junior Pius e Rui Jorge, na defesa, Ruben Neves, Zé Valente, Perdigão e Jorge Chula, no meio-campo, e ainda Platiny e Caballero, no ataque.
Jogaram ainda na formação da II Liga Quim, Fábio, Marco André, Romaric, Miguel Vieira, André Dias, Pedro Pereira, Luís Manuel, Tito, Renato Reis, Grosso e Andrew.
Comentários