A seleção portuguesa de futebol de sub-20 vai procurar o melhor desempenho e a vitória no Torneio Internacional de Toulon, em França, a partir de quarta-feira, de acordo com o selecionador nacional.

"Qualquer seleção nacional e esta não foge à regra, qualquer jogo que efetue, qualquer torneio em que participe, tem o objetivo de conseguir bons desempenhos, desempenhos de qualidade e procurar vencer cada jogo e o torneio em que participa", afirmou Ilídio Vale, em declarações à agência Lusa.

A equipa nacional é constituída, exclusivamente, por jogadores de 19 e 20 anos, nascidos em 1994, ao contrário da China, Chile, México e França, que vai defrontar na primeira fase da competição - seleções que incluem jogadores um ano mais velhos - o que leva Ilídio Vale a admitir que os adversários poderão ter maior experiência a nível internacional.

"Fundamentalmente, a nível competitivo. Mas não é isso que nos atrapalha", observou.

Ilídio Vale considerou Toulon um torneio "com grande história a nível mundial", com um impacto mundial "muito grande, por onde passaram grandes jogadores e grandes equipas" e este ano não fugirá à regra, sustentou.

O técnico recusou caracterizar cada um dos rivais da seleção portuguesa, notando, no entanto, que são adversários "com um estilo de jogo diferenciado mas, todos eles, com excelente qualidade quer individual quer coletiva".

"É um meio muito importante para o nosso crescimento e que vamos tentar aproveitar o melhor possível. E tentar o melhor possível é sermos competentes e procurar vencer cada jogo, procurar sermos mais fortes que os nossos rivais. Até podemos não ser melhores mas vamos procurar ser mais fortes", sublinhou Ilídio Vale.

A seleção lusa participou em 26 das 41 edições do Torneio Internacional de Toulon, a primeira das quais em 1975, tendo vencido a competição em três ocasiões: 1992, 2001 e 2003.