O futebolista internacional sub-20 português Gonçalo Paciência afirmou hoje que a seleção lusa sonha com o título mundial, mas terá, em primeiro lugar, de pensar na fase de grupos.
«Nós temos de passar a fase de grupos. Esse é o nosso primeiro objetivo e depois logo se vê. Claro que sonhamos ser campeões do Mundo, mas, em primeiro lugar, temos de pensar na fase de grupos», disse o avançado do FC Porto, no primeiro dia do estágio que a seleção portuguesa realiza até sábado no Algarve.
O jogador, de 18 anos, acrescentou que a equipa deve focar-se no jogo inaugural do Mundial de sub-20, que se disputa na Turquia: «Temos de nos concentrar no jogo com a Nigéria, isso é o mais importante neste momento».
Gonçalo Paciência, um dos quatro jogadores convocados que apuraram a seleção lusa de sub-19 para a fase final do Europeu da categoria na semana passada, mostrou-se «feliz» por ter sido convocado para a competição.
«É um sonho ir a um Campeonato do Mundo. É sempre bom estar na seleção e o Mundial é uma motivação extra. Quero dar o meu máximo», disse o jogador, que vai discutir um lugar no "onze" com Aladje, o qual considera "bom jogador e muito forte".
O jovem avançado "carrega" consigo um apelido conhecido - é filho do antigo internacional e agora treinador Domingos Paciência -, esperando ouvir bons conselhos do pai antes de a competição arrancar.
«Disse-me para ser eu mesmo. Ainda não tivemos um grande diálogo, mas certamente que me vai dar muitas dicas», concluiu o dianteiro.
O "capitão" da seleção portuguesa de sub-20, João Mário, vinculado ao Sporting, considerou o ambiente no grupo «saudável e ótimo», prometendo união para ajudar Portugal a atingir os seus objetivos.
«Somos um grupo ambicioso e chegamos bem ao Mundial. Foi uma época desgastante mas a ambição que temos e a vontade de fazer um bom Mundial supera isso», salientou o médio.
Questionado sobre a situação política na Turquia e os eventuais problemas de segurança que poderá trazer, o "capitão" dos sub-20 sustentou que o grupo está tranquilo, pois os responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol «já garantiram que a segurança será máxima».
O programa do estágio no Algarve inclui a realização de um jogo particular, frente aos Estados Unidos, na sexta-feira, em Vila Real de Santo António (17:00).
Portugal estreia-se no Mundial de sub-20 a 21 de junho, frente à Nigéria, antes de defrontar a Coreia do Sul (24 de junho) e Cuba (27 de junho), estando todos os jogos, incluídos no Grupo B, marcados para a cidade turca de Kayseri.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.