O selecionador de Portugal de sub-20, Ilídio Vale, quer vencer quarta-feira a Eslováquia, mas considera que o mais importante é dar oportunidade a novos jogadores e preparar o Europeu de 2017, a realizar na República Checa.

No final do treino desta manhã, em Rio Maior, o selecionador admitiu que as ausências de três jogadores do Benfica e outros tantos do Sporting retiram alguma qualidade ao grupo para o particular com os eslovacos, mas considera que não há que lamentar mas antes ver as coisas do ponto de vista positivo.

"As ausências de uns são as oportunidades de outros e, portanto, é nesta perspetiva que eu me centro. Felizmente temos jogadores com muita qualidade. Alguns - bastantes - não estão cá, mas acredito que outros estão à espera de agarrar essa oportunidade ou, pelo menos, de ser tão competitivos como esses que não estão cá", afirmou Ilídio Vale.

Em relação à convocatória inicial, o treinador foi obrigado a fazer seis alterações. Elton Monteiro (Académica), Rafael Folo (Sheffield Wednesday), Rudinilson Silva (Benfica), Filipe Oliveira (Marítimo), Erivaldo Ferreira (Sporting de Braga) e Ivo Rodrigues (FC Porto) foram chamados para os lugares de João Cancelo, Fábio Cardoso, Hélder Costa (todos do Benfica), Rúben Semedo, Mané e Iúri Medeiros (os três do Sporting).

O técnico da equipa portuguesa considera que a Eslováquia "é uma boa equipa" que "vai criar muitos problemas" mas está confiante que Portugal vai "estar à altura" para resolver esses problemas.

"Este grupo, genericamente, é um grupo com qualidade. É um grupo que tem muito pouca experiência internacional, mas para nós é extremamente importante alargar esta ‘amostra’, perspetivando aquilo que é o futuro desta seleção, que é a participação na qualificação do Campeonato da Europa de 2017. Não queremos fazer as coisas em cima do joelho, mas atempadamente, no sentido de proporcionarmos a mais jogadores experiência internacional, que para nós é extremamente relevante", reforçou Ilídio Vale.

Portugal volta a treinar hoje, às 16:00, em Rio Maior, naquele que será o último treino antes do jogo de quarta-feira, às 15h00, no Estádio Municipal da Marinha Grande, frente à formação sub-21 da Eslováquia.

As formações de sub-20 de Portugal já defrontaram formações eslovacas em oito ocasiões, tendo a equipa das “quinas” um saldo positivo de cinco vitórias e três empates.