Matematicamente, estes três técnicos a trabalhar no estrangeiro ainda têm hipóteses de apuramento, mas só Humberto Coelho está mais perto da grande competição do próximo ano, enquanto José Couceiro e Paulo Duarte dependem de uma pouco provável conjugação de resultados.

No Grupo 7 da zona europeia, a Lituânia ainda pode chegar ao segundo lugar se vencer os dois jogos que lhe restam: visita sábado a Áustria e encerra a campanha na quarta-feira, com a recepção à Sérvia.

Mas as duas vitórias não chegam para José Couceiro. Para alcançar o segundo posto e o consequente passagem ao "play-off" final, a Lituânia tem ainda de torcer para a França perder os seus dois embates: recebe as frágeis Ilhas Faroé, no sábado, e a Áustria.

Na fase africana, Humberto Coelho é dos dois técnicos portugueses em acção na jornada do próximo domingo o que está mais perto da qualificação.

O seleccionador da Tunísia está a preparar a recepção ao Quénia, o último classificado do Grupo B, e até pode assegurar já o apuramento se juntar um triunfo com os quenianos a um tropeção do grande rival, a Nigéria, na recepção a Moçambique.

Quando faltam apenas dois jogos para encerrar o agrupamento, a Nigéria está a dois pontos da Tunísia e pode já abdicar da corrida se não conseguir vencer Moçambique, em Abuja, e os líderes baterem o "lanterna vermelha" em Rades.

Três dias depois do jogo a "sério", a Tunísia regressa ao Estádio 07 de Novembro de Rades para receber, num particular, a Arábia Saudita, selecção orientada por outro português, José Peseiro, e que já falhou a qualificação para o Mundial2010.

No Grupo E, só praticamente um "milagre" colocará o Burkina Faso, orientado por Paulo Duarte, na África do Sul. A selecção treinada pelo técnico português está já a seis pontos de distância da Costa do Marfim, que chega a esta fase com o pleno de vitórias nos quatro jogos já disputados.

Aos marfinenses, basta um empate na visita ao Malawi, enquanto o Burkina Faso tem de ganhar na Guiné-Conacri e esperar por uma derrota da Costa do Marfim para continuar a sonhar com o Mundial.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.